Lula nomeia Guilherme Boulos para ministro da Secretaria-Geral da Presidência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou nesta segunda-feira o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), ex-candidato a prefeito de São Paulo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência no lugar do petista Márcio Macedo, informou o Palácio do Planalto à noite.
“Márcio, a ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social) participaram do encontro com o presidente. A nomeação de Boulos sairá publicada no Diário Oficial de amanhã (terça)”, disse o Planalto em comunicado.
Macedo estava no cargo desde o início do atual mandato de Lula.
Boulos, um quadro político com forte apelo popular, chega ao Planalto para reforçar a atuação do governo em relação aos movimentos sociais, num sinal de que o presidente deve se preparar para disputar uma reeleição. No início do ano, Lula trocou a chefia da Comunicação da Presidência e colocou Gleisi nas Relações Institucionais.
O novo ministro conta com a simpatia do presidente Lula, que chegou a fazer campanha antecipada por Boulos no ano passado, durante um discurso em ato de comemoração ao Dia do Trabalhador, já de olho na eleição para a capital paulista.
Caso queira disputar um cargo eletivo nas eleições do próximo ano, o novo ministro terá de deixar o cargo em abril.
- Leia também: Lula sustenta vantagem e venceria todos os candidatos em 2º turno, aponta Genial/Quaest
Professor e ativista social, Boulos foi eleito deputado federal em 2022. Antes disso, concorreu a cargos no Executivo, incluindo a Presidência da República, em 2018. No ano passado, Boulos perdeu a disputa pela prefeitura de São Paulo no segundo turno.
O novo ministro se interessou por política ainda adolescente, no movimento estudantil, mas ganhou visibilidade ao tornar-se uma das principais lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).
Boulos cursou filosofia na USP, se especializou em psicologia clínica pela PUC e fez mestrado em psiquiatria também pela USP. Ele tem duas filhas com Natália Szermeta, que conheceu durante a militância no movimento.
(Conteúdo distribuído por Reuters)
Ouça a rádio de Minas