Morre aos 90 anos a ex-deputada mineira Lúcia Pacífico
A ex-deputada Lúcia Maria dos Santos Pacífico Homem morreu nessa quinta-feira (18), aos 90 anos. De acordo com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o velório é realizado nesta sexta-feira (19), na Sala Aquarius do Funeral House, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Nascida em São Gotardo, na região do Alto Paranaíba, Lúcia Pacífico fundou e presidiu o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG), em 1983. Ela também foi presidente da Confederação Nacional das Donas de Casa e Consumidores e ajudou a sustentar uma emenda popular na Assembleia Nacional Constituinte em defesa dos direitos do consumidor.
Além disso, Lúcia Pacífico foi membro do Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor e da Comissão Especial de Estudos para a Normatização do Consumo no Mercosul.
A ex-parlamentar atuou como vereadora na capital mineira por dois mandatos. Com formação como técnica em odontologia social, ela também coordenou o Plano Incremental de Tratamento Dentário em escolas da rede pública estadual. Ao longo de sua carreira política, Lúcia Pacífico concorreu pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e assumiu o mandato como deputada estadual durante a 15ª Legislatura, entre 2003 e 2007.
O velório começou às 9h e segue até as 13h30. Já o sepultamento será no Cemitério Bom Jesus, na cidade de Congonhas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), às 15h30. “Neste momento de despedida, a Assembleia se solidariza com os familiares, amigos e admiradores, reafirmando o legado que Lúcia deixa para Minas Gerais”, diz nota divulgada pela ALMG nas redes sociais.
A Associação Mineira de Supermercados (AMIS) também se manifestou, em nota, sobre o falecimento de Lúcia Pacífico. A entidade destacou o papel da ex-parlamentar na defesa dos direitos do consumidor, além de sua contribuição para o desenvolvimento do varejo supermercadista no Estado.
“Atuando de maneira firme na defesa dos consumidores, ela sempre manteve uma postura aberta ao diálogo, ao entendimento e à construção de soluções conjuntas, consolidando-se como uma parceira histórica do setor supermercadista mineiro”, diz a nota.
(Com informações da ALMG)
Ouça a rádio de Minas