Política

PBH define ações para a criação de novo bairro no terreno do antigo Aeroporto Carlos Prates

Estudos técnicos financiados com recursos federais vão orientar PBH na construção de moradias, escolas e unidades de saúde no local do antigo aeroporto
PBH define ações para a criação de novo bairro no terreno do antigo Aeroporto Carlos Prates
Crédito: Aeroin / Divulgação

O projeto de transformação da área onde funcionava o antigo Aeroporto Carlos Prates em um novo bairro de Belo Horizonte deu mais um passo concreto rumo à implantação. Nesta quinta-feira (24), representantes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) começaram a definir as estratégias para viabilizar a implementação do projeto que prevê equipamentos públicos, comércio, imóveis residenciais e comerciais e áreas de lazer.

Durante agenda em Brasília nessa quarta-feira (23), o prefeito Álvaro Damião (União Brasil) tratou do tema com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e definiu ações para a estruturação do novo bairro planejado que ocupará o espaço. Damião também se reuniu com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, com quem tratou da municipalização do Anel Rodoviário e de investimentos estratégicos na saúde pública de BH.

Atualmente, a equipe da Subsecretaria de Planejamento Urbano (Suplan) está preparando a documentação necessária para o início às contratações dos estudos previstos. O cronograma prevê que a empresa vencedora também acompanhe a formatação dos futuros editais de licitação para as obras que serão feitas na construção do bairro.

A previsão é que os trabalhos estejam concluídos em 2026, permitindo a abertura dos processos de licenciamento e a concretização da transferência definitiva da área ao Município. Os estudos técnicos apontarão uma alternativa financeiramente sustentável, ambientalmente responsável e socialmente inclusiva na construção do bairro.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Novo bairro na área do antigo aeroporto vai contar com recursos federais

A expectativa é que nos próximos dias seja publicado o decreto da liberação de R$ 7 milhões por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), vinculado à Casa Civil da Presidência da República. Os recursos do Governo Federal serão utilizados pela PBH para a contratação de uma consultoria responsável pela elaboração de quatro estudos técnicos fundamentais para viabilizar a implantação do novo bairro. 

Mapa da criação do bairro no lugar do antigo aeroporto Carlos Prates
Foto: Divulgação / PBH

Entre os produtos previstos estão um estudo de mercado imobiliário, um estudo de mobilidade e adensamento, um anteprojeto de urbanização e uma modelagem econômica — esta última a partir das análises anteriores.

Os recursos virão por meio de um convênio entre a PBH e a Caixa Econômica Federal. A PBH receberá o assessoramento técnico da Caixa e a consultoria para todos os estudos, minutas de edital de licitação e assinatura de contratos para as obras no terreno.

O novo bairro será desenvolvido em modelo de parceria entre a PBH e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), conforme Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado em fevereiro de 2024. Desde então, a PBH já elaborou um macroplano urbanístico, iniciou a revitalização do Parque Maria do Socorro Moreira e deu início à construção dos primeiros equipamentos de saúde e educação por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

No lugar do antigo aeroporto, o projeto urbanístico da PBH prevê um bairro sustentável, com áreas verdes e infraestrutura pública como unidades habitacionais sociais, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma escola de ensino fundamental.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas