Política

Mundo político e setor produtivo lamentam a morte do prefeito de BH, Fuad Noman

Ele morreu na manhã desta quarta-feira (26), após uma parada cardiorrespiratória sofrida na noite de terça
Atualizado em 26 de março de 2025 • 20:16
Mundo político e setor produtivo lamentam a morte do prefeito de BH, Fuad Noman
Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman | Crédito: Rodrigo Clemente/PBH

Vários políticos e lideranças do setor produtivo lamentaram a morte do prefeito Fuad Noman, nesta quarta-feira (26), em Belo Horizonte. Como ponto comum nas homenagens destacam-se o reconhecimento pela capacidade de diálogo do prefeito e sua dedicação ao serviço público.

O vice-prefeito, Álvaro Damião (União), que assumirá o Executivo definitivamente, usou as redes sociais para demonstrar seu pesar. Damião destacou o exemplo de Fuad na política e disse que era tratado como um “filho”.

“Nosso relacionamento era profissional diante de nossas responsabilidades públicas. Mas era humano, fraterno e carinhoso no trato cotidiano. Fuad me tratava como um filho, sempre me orientando, aconselhando e puxando a orelha quando havia necessidade”, escreveu.

“Ele nos deixa um exemplo de vida e um legado de compromissos com a causa pública. Que Deus o acolha no seu reino e que ele tenha o abençoado e merecido descanso”, completou.

Fuad Noman faleceu na manhã desta quarta-feira (26), após uma uma parada cardiorrespiratória sofrida na noite de terça. Ele estava internado desde o dia 3 de janeiro no Hospital Mater Dei para tratar um quadro de insuficiência respiratória. O prefeito deixa a esposa Mônica Drummond, além de dois filhos e quatro netos.

Veja o perfil do novo prefeito.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se manifestou na noite desta quarta-feira (26) nas redes sociais. “Recebi com muita tristeza a notícia sobre o falecimento de Fuad Noman, nosso querido prefeito de Belo Horizonte, com quem tive a honra de estar lado a lado na luta que permitiu a vitória da democracia sobre o autoritarismo em 2022 no Brasil e em 2024 na capital mineira. Sua partida representa uma perda para as mineiras e os mineiros, mas também para todo o serviço público brasileiro ao qual dedicou a sua vida, sua inteligência e sua experiência. Noman teve uma brilhante carreira como servidor federal, comandou secretarias nos três níveis de governo e presidiu empresas estatais, sempre colocando o interesse coletivo em primeiro lugar. Desejo que o conforto chegue logo aos corações de sua esposa, Mônica Drummond, e de todos os seus familiares e amigos”, diz a publicação do presidente.

Governador e vice-governador destacaram características de Fuad

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), lamentou a morte do prefeito em suas redes sociais: “Com tristeza, nos despedimos de Fuad Noman, prefeito de BH. Sua vida pública foi marcada pelo diálogo e respeito, sempre a serviço de uma cidade e de um Estado mais fortes. Meus sentimentos aos familiares e amigos. Descanse em paz, amigo”.

Quem também manifestou condolência e citou Fuad como um exemplo foi o vice-governador, Mateus Simões (Novo). Ele também usou sua conta nas redes sociais para lamentar a morte do prefeito da capital.

“Fuad foi um exemplo de servidor público, trabalhou pelo certo. Um exemplo de político, preocupado com construir. Um exemplo de marido e pai. Faleceu como um exemplo de homem, resiliente e digno. Vá em paz, meu amigo”, escreveu o vice-governador.

Outros políticos se manifestam

O senador mineiro Rodrigo Pacheco (PSD) prestou solidariedade aos familiares de Fuad e ressaltou sua admiração pelo político ao se manter firme na campanha eleitoral, mesmo já lutando contra um Linfoma não Hodgkin (LNH).

“Meu profundo sentimento aos familiares do prefeito Fuad Noman, que faleceu nesta quarta-feira, após uma verdadeira batalha pela vida. Minha admiração, que sempre tive por Fuad, cresceu ainda em razão de testemunhar que, mesmo enfrentando uma doença terrível, ele demonstrou seu verdadeiro amor por Belo Horizonte ao não desistir de uma campanha eleitoral e se tornar vitorioso no pleito, sendo reeleito”, escreveu Pacheco.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também se manifestou e lembrou da participação do prefeito na elaboração do Plano Real: “Fuad contribuiu por mais de 40 anos no serviço público de forma brilhante e ilibada. Sua dedicação deixou legado não apenas em nossa cidade, mas para o Brasil, com seu trabalho no desenvolvimento do Plano Real e tantas outras políticas econômicas para o nosso País”.

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Leite (MDB), foi outro político que lamentou a morte de Fuad. “Recebemos com muita tristeza a notícia da morte do amigo e prefeito Fuad Noman. Perdemos um político e administrador competente, que sempre atuou com ética e cuidado, pelo bem das pessoas. Que Deus dê força aos amigos e familiares neste momento difícil”, disse nas redes sociais.

A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), soltou nota de pesar lamentando o falecimento e destacando Fuad como um “homem comprometido com o bem público, gentil, cortês e profundamente comprometido com sua cidade”.

“Nos últimos anos, desde que assumiu a Prefeitura de Belo Horizonte, Fuad foi um parceiro de primeira hora em questões metropolitanas e o trabalho conjunto que desenvolvemos rendeu frutos para a população de nossas cidades e da Região Metropolitana de Belo Horizonte”, escreveu Marília.

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (PSD), também se solidarizou com a família, amigos e a equipe de Fuad, ressaltando que o prefeito de Belo Horizonte sempre foi uma referência de gestão pública no Estado.

“Recebo com pesar a notícia do falecimento do prefeito Fuad Noman. Uno-me em solidariedade à sua família, amigos e a toda a equipe da Prefeitura de Belo Horizonte, neste momento. Fuad sempre foi uma liderança respeitada e uma referência de gestão pública em Minas Gerais e seu legado jamais será esquecido”, lamentou.

Setor produtivo destaca contribuição para o crescimento da Capital

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) também divulgou nota de pesar lembrando que, em seu discurso de posse em janeiro último, Fuad destacou que em sua gestão “o trabalho é para que a cidade seja de todos e para todos”.

“A CDL/BH seguirá contribuindo com o Executivo Municipal para que o desejo de Fuad Noman seja cumprido com honra e seriedade. Aos familiares e amigos, emanamos nossos sentimentos de amor e resiliência. Ao vice-prefeito, Álvaro Damião, desejamos força e sabedoria para seguir em frente com os projetos pensados por ele e Fuad. Ao nosso prefeito Fuad, desejamos um descanso de paz e que ele tenha a certeza de que sua contribuição para o desenvolvimento de Belo Horizonte, de Minas e do Brasil será sempre referenciada”, diz a nota.

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) também lamentou a morte do prefeito, o citando como “político íntegro, ético e competente, que sempre priorizou o diálogo e a união, reforçando a sua vocação para a vida pública”.

“Recebemos com profunda tristeza a notícia do falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. Sua dedicação à cidade e seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social de nossa capital deixam um legado importante. Manifesto meus sentimentos e solidariedade à sua família e amigos neste momento de dor’’, disse o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.

Já a nota assinada pelo presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas, Nadim Donato, cita Fuad como um grande parceiro da Fecomércio, “sempre aberto ao diálogo com o setor do comércio de bens, serviços e turismo da Capital”.

“Fuad Noman era um conhecedor dos negócios e um defensor do desenvolvimento econômico. Sua perda é sentida profundamente pela cidade de Belo Horizonte que perde um líder e um grande entendedor das necessidades do comércio e da comunidade que o elegeu”, diz a nota.

Outra entidade representativa do setor produtivo, a Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) disse: “Sua dedicação à cidade, sua trajetória exemplar e seu compromisso com o desenvolvimento de nossa capital deixam um legado de trabalho e dedicação. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares, amigos e toda a população belo-horizontina, que perde um grande líder. Que sua memória seja lembrada com respeito e gratidão por tudo que fez por Belo Horizonte”.

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) também, divulgou nota de pesar pela morte do prefeito Fuad Noman.

“A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) expressa seu mais profundo pesar pelo falecimento do Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. Neste momento de luto, estendemos nossas sinceras condolências aos familiares, amigos e a toda a população belo-horizontina. Seu legado de trabalho árduo, integridade e visão permanecerá marcado na história de Belo Horizonte”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas