São Gonçalo do Rio Abaixo busca diversificação econômica

São Gonçalo do Rio Abaixo, na região Central de Minas, vai lançar nesta sexta-feira (21) um programa de diversificação econômica, o Prospera+, que tem como objetivo diminuir a dependência da mineração, responsável pela maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) do município.
“De 80% a 90% do nosso PIB é proveniente dessa atividade”, observa o prefeito do município, Raimundo Nonato de Barcelos, mais conhecido como Nozinho (PDT).
Ele explica que a cidade requalificou as diretrizes de políticas públicas municipais de desenvolvimento econômico e criou ferramentas de fomento para tornar São Gonçalo do Rio Abaixo ainda mais atrativa para novos negócios. “Eu acho que toda cidade mineradora tem que pensar no final da mineração. Afinal, um dia o minério vai exaurir”, alerta.
Durante a cerimônia de lançamento do Prospera+, o presidente do conselho de administração do Sicoob/Credimepi, Jackson Guerra Araújo, e o prefeito do município irão assinar o contrato para a gestão do Fundo de Desenvolvimento Econômico. O fundo terá um aporte de R$ 40 milhões da Prefeitura, para fins de equalização de juros. O objetivo é reduzir os custos de operações financeiras para empresas de médio e grande portes.
O chefe do Executivo municipal destaca que a Prefeitura vai assinar também durante a cerimônia o termo de adesão à municipalização do licenciamento ambiental até a classe quatro. A medida vai permitir que o município assuma a responsabilidade pelo licenciamento de atividades e empreendimentos de impacto ambiental local moderado.
Na oportunidade, o protocolo de intenções entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) local e a prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo será assinado. O objetivo é estabelecer diretrizes de cooperação entre as partes nas áreas de conhecimento técnico-científico em que a instituição de educação atua, para a formação de mão de obra especializada, de acordo com a demanda da iniciativa privada instalada.
Além disso, a gestão municipal vai assinar o convênio da Redesim + Livre, por meio da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e do governo do Estado. O projeto Redesim + Livre tem como objetivo simplificar e agilizar a abertura de empresas nos municípios mineiros. A adesão à iniciativa é totalmente gratuita aos municípios e inclui a disponibilização de um software para a automação dos processos relacionados à abertura de novas empresas e ao controle administrativo.
Suporte para diversificação econômica em São Gonçalo do Rio Abaixo
O programa Prospera+ conta com o apoio institucional da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).
Um programa de diversificação econômica semelhante ao de São Gonçalo do Rio Abaixo foi implantado em Itatiaiuçu, na região Central. O lançamento do programa de desenvolvimento econômico chamado “Itatiaiuçu Conecta” aconteceu em maio de 2023, com o objetivo de diminuir a dependência do município da atividade de extração mineral, por meio do incentivo à diversificação e à atração de negócios para a cidade. A exaustão mineral de Itatiaiuçu está prevista para daqui a 50 anos.
“O programa tem pouco mais de um ano e já está atraindo negócios para o município, como grandes redes de supermercado e está na rota de grandes empresas que fabricam transformadores. É um programa vitorioso com muito pouco tempo, já que é esperada a maturação no prazo de cinco a oito anos”, observa o consultor de relações institucionais e econômicas da Amig e coordenador da equipe de consultores do programa Prospera+, Waldir Salvador de Oliveira.
Ouça a rádio de Minas