Trump liga para Lula e presidentes retomam diálogo sobre tarifas

Em uma conversa telefônica de 30 minutos, realizada na manhã desta segunda-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente norte-americano Donald Trump retomaram o diálogo entre Brasil e Estados Unidos. O contato, iniciado por Trump, foi descrito como cordial e amistoso e marca um novo capítulo na relação entre os dois líderes, que voltaram a conversar após o reencontro recente durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
Durante a ligação, Lula destacou o desejo de restaurar as relações históricas entre Brasil e Estados Unidos, que completam 201 anos de diplomacia. Segundo o presidente brasileiro, o contato foi uma oportunidade de reconstruir pontes e fortalecer o diálogo com uma das maiores potências econômicas do mundo.
Lula aproveitou a ligação para levantar uma das questões mais sensíveis da relação bilateral: a sobretaxa de 50% imposta a produtos brasileiros, especialmente dos setores agropecuário e industrial. O presidente brasileiro também pediu a revisão das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras nos últimos anos, classificando essas ações como prejudiciais à cooperação econômica.
Histórico de tensão comercial
As relações entre Brasil e Estados Unidos sofreram abalos quando Trump impôs barreiras comerciais a diversos produtos brasileiros, sob a justificativa de proteger a indústria americana. O Brasil, que tradicionalmente mantém superávit com os EUA na balança de bens e serviços, viu suas exportações enfrentarem dificuldades, especialmente nos setores de aço, alumínio e produtos agrícolas.
O gesto de Lula sinaliza uma tentativa clara de destravar as negociações comerciais e impulsionar a economia brasileira, especialmente em um momento de desafios fiscais e busca por investimentos externos.
Negociações ficarão entre Marco Rubio e Alckmin
Em resposta, Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar continuidade às tratativas com o governo brasileiro. Do lado brasileiro, a negociação será liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad e pelo chanceler Mauro Vieira.
Além disso, os dois presidentes manifestaram interesse em se encontrar pessoalmente nos próximos meses. Entre as possibilidades mencionadas estão a Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia; a COP30, em Belém, no Pará; e até uma visita oficial de Lula aos Estados Unidos.
Lula e Trump abrem canal direto de diálogo
Como sinal de reaproximação, Lula e Trump trocaram telefones pessoais para manter uma linha direta de comunicação. A conversa contou com a participação, do lado brasileiro, de nomes-chave do governo, como o vice-presidente Geraldo Alckmin; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; o ministro da Comunicação, Sidônio Palmeira; e o assessor especial Celso Amorim.
Impacto econômico para Minas Gerais
A possível retirada das sobretaxas pode ter efeitos positivos diretos para a economia mineira. Minas Gerais, um dos principais estados exportadores do Brasil, especialmente nos setores de minério de ferro, café, carne e aço, poderá ser beneficiado com a redução de barreiras ao comércio com os EUA.
Ouça a rádio de Minas