Política

Veja reações após anúncio de sanções sobre Alexandre de Moraes pelos EUA

Os Estados Unidos impuseram sanções ao ministro Alexandre de Moraes
Veja reações após anúncio de sanções sobre Alexandre de Moraes pelos EUA
A decisão de Alexandre de Moraes sobre a revisão da vida toda gera insegurança jurídica | Crédito: Carlos Moura/STF

Os Estados Unidos impuseram sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (30), acusando-o de autorizar prisões arbitrárias antes do julgamento e de suprimir a liberdade de expressão.

Veja a seguir declarações em reação ao anúncio feito pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.

GLEISI HOFFMANN, MINISTRA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS:

“A nova sanção do governo Trump ao ministro Alexandre de Moraes é um ato violento e arrogante. Mais um capítulo da traição da família Bolsonaro ao país. Nenhuma Nação pode se intrometer no Poder Judiciário de outra. Solidariedade ao ministro e ao STF. Repúdio total do governo Lula a mais esse absurdo.”

EDUARDO BOLSONARO (PL-SP), DEPUTADO FEDERAL, FILHO DO EX-PRESIDENTE JAIR BOLSONARO:

“O mundo está olhando para o Brasil. Hoje, os EUA anunciaram sanções contra Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky, usada contra violadores de direitos humanos. É um marco histórico e um alerta: abusos de autoridade agora têm consequências globais.”

“Chegou a hora do Congresso agir. A anistia ampla, geral e irrestrita é urgente para restaurar a paz, devolver a liberdade aos perseguidos e mostrar ao mundo que o Brasil ainda acredita na democracia.”

FLÁVIO DINO, MINISTRO DO STF:

“Minha solidariedade pessoal ao ministro Alexandre de Moraes. Ele está apenas fazendo o seu trabalho, de modo honesto e dedicado, conforme a Constituição do Brasil. E as suas decisões são julgadas e confirmadas pelo COLEGIADO competente (Plenário ou 1ª Turma do STF).”

SÓSTENES CAVALCANTE (RJ), LÍDER DO PL NA CÂMARA DOS DEPUTADOS:

“Ele (Moraes) rasgou a Constituição. Pisou no devido processo legal. Calou brasileiros, censurou jornalistas, prendeu sem crime. O Senado foi omisso. Fingiu que não viu. Mas ele não parou. Atacou também direitos humanos de cidadãos americanos, feriu a liberdade de expressão além das nossas fronteiras. E o que o Senado brasileiro não teve coragem de fazer… os EUA fizeram com força.”

“Quando o mundo reage ao que o Brasil tolerou, é porque a democracia aqui já foi longe demais na direção errada.”

“GRANDE DIA !!!”

CREOMAR DE SOUZA, CIENTISTA POLÍTICO, CEO DA DHARMA POLITICS:

“Não se trata apenas da relação bilateral. O ponto agora é medir a capacidade que as ações da Casa Branca têm de instilar medo e dissenso entre atores institucionais brasileiros. O bonde segue descarrilhando.”

JOSÉ GUIMARÃES (PT-CE), LÍDER DO GOVERNO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS:

“GRAVÍSSIMO! Fruto da conspiração da família Bolsonaro contra o Brasil, Trump sanciona o ministro Alexandre de Moraes com base na chamada Lei Magnitsky. Isso não é apenas uma afronta a um ministro do Supremo — é um ataque direto à democracia brasileira e à nossa soberania nacional!… Não aceitaremos interferência estrangeira nos rumos da nossa Justiça!”

Conteúdo distribuído por Reuters

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas