Prêmio José Costa

Bombeiros de Minas Gerais estão alinhados aos ODS da ONU

Corporação promove a cultura da prevenção com projetos educacionais e sociais alinhados à Agenda 2030, enquanto combate incêndios e apoia emergências
Bombeiros de Minas Gerais estão alinhados aos ODS da ONU
A Tenente Coronel Ana Carolina Nunes Oliveira representou o CBMMG no PJC | Crédito: Diário do Comércio / Alessandro Carvalho

Enquanto ator de proteção e defesa civil, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) enfrenta o desafio de incutir na sociedade uma cultura de prevenção de riscos e acidentes. Esta missão, por vezes, esbarra nos tímidos índices de desenvolvimento econômico e social, sobretudo educacional, que dificultam a valorização e o amadurecimento do comportamento preventivo, principalmente na população mais vulnerável da sociedade.

Ainda assim, ano após ano, a corporação avança em sua missão que vai muito além do dever de salvar, mas também de valorizar vidas, inspirar pessoas e levar esperança. Para isso, a instituição conta com uma série de projetos sociais que proporcionam proteção, resiliência e bem-estar social. Tudo isso a partir de um Plano de Comando alinhado aos preceitos definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na “Agenda 2030” e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“As diretrizes são desdobradas em programas e projetos da corporação com foco na comunidade e presença em escolas, de modo a investir que crianças e gerações mais jovens aprendam desde cedo a valorização da vida e a cultura de prevenção de acidentes, influenciando suas famílias e a sociedade como um todo”, detalha o setor de comunicação organizacional do CBMMG.

Principais projetos liderados pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


  • Bombeiros nas escolas – Consiste em um trabalho de conscientização sobre assuntos como acidentes domésticos, incêndios, afogamentos, além de educar quanto às formas corretas de circulação em vias públicas, onde soltar pipas, como andar de bicicleta em segurança e o porquê de se respeitar a natureza;
  • Primeiros socorros – O Corpo de Bombeiros Militar oferece à população o curso de primeiros socorros que capacita os alunos a aprenderem técnicas de reanimação, imobilização e estabilização de vítimas em caso de traumas e emergências clínicas. Um curso básico de atendimento pré-hospitalar, importante para que a vítima seja conduzida para uma unidade de pronto-socorro com os sinais vitais básicos preservados;
  • Prodinata – O Prodinata é um curso de natação básico, voltado para crianças, adolescentes, adultos e idosos. O objetivo da capacitação é promover o desenvolvimento do indivíduo, focado em suas qualidades físicas, e que busca, acima de tudo, a prática do esporte, neste caso a natação.

Por tamanho engajamento e destaque na sociedade em áreas de interesse comum em prol do desenvolvimento econômico e social sustentável, a corporação recebeu homenagem especial na nona edição do Prêmio José Costa, realizado no último dia 10 de dezembro. Para a instituição, um reconhecimento ao abnegado serviço prestado à sociedade pelos bombeiros militares. 

“Certamente, este reconhecimento motiva ainda mais a corporação no propósito de salvar e valorizar vidas de modo a inspirar pessoas e levar esperança ao povo mineiro. Entre os valores do CBMMG, destacam-se a Valorização da Vida, a Responsabilidade Social, Integridade e Honestidade, cujos conceitos convergem para a construção de um mundo melhor”, orgulha-se a instituição.

tenente-coronel-ana-carolina-nunes-oliveira
A Tenente Coronel Ana Carolina Nunes Oliveira e o sargento Oliveira | Crédito: Diário do Comércio / Simone Silva

“Entretanto, os valores assumem relevância social quando colocados em prática diariamente por meio do serviço bombeiro militar. Nesse sentido, a corporação compreende sua missão como uma grande oportunidade de fazer a diferença na vida de milhares de pessoas, quer seja pela realização de um salvamento ou pela inspiração provocada na sociedade. O CBMMG acredita que salvar, valorizar e inspirar vidas são formas essencialmente práticas de colaborar para uma sociedade melhor e mais justa”, completa o setor de comunicação.

Trabalho conjunto com a iniciativa privada

Também se faz oportuno destacar a importância do alinhamento entre instituições públicas e privadas na construção de um mundo melhor, inclusive como forma de potencializar o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. “Nesse quesito, o atendimento às normas de segurança contra incêndio e pânico nas edificações e nos eventos da iniciativa privada têm impacto direto na colaboração para uma sociedade mais segura”, exemplifica.

Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em 2024

Sobre 2024, destaca-se o ano marcado por intensos desafios, em que Minas Gerais atravessou uma das temporadas de estiagem mais rigorosas dos últimos anos, ultrapassando 150 dias sem chuva na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). De forma integrada aos demais órgãos da Força-Tarefa Previncêndio, o CBMMG enveredou  esforços no combate aos incêndios em vegetação, com atenção especial às Unidades de Conservação.

Além disso, a corporação se preparou para atender bem a sociedade mineira e prestar solidariedade e apoio ao Rio Grande do Sul, castigado com enchentes que provocaram mortes e prejuízos no primeiro semestre.

Por fim, de forma inédita, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais coordenou a implementação de novas estratégias para prevenir e combater incêndios, como a instalação de reforços operacionais aéreos e terrestres nas Unidades de Conservação, em vistas de facilitar o atendimento a ocorrências que comumente atingem áreas protegidas, preservando a fauna, a flora e os cursos d’água desses locais.

A Sala de Coordenação Operacional detecta precocemente os focos de calor e aciona equipes para o local, garantindo agilidade no combate às chamas. Com esta metodologia de gerenciamento, as estatísticas apontam que cerca de 80% dos incêndios são extintos nas primeiras 24 horas, graças a dedicação de compromisso de bombeiros, brigadistas e voluntários que se esforçam diuturnamente para preservar e proteger o meio ambiente.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas