Prêmio José Costa

Prêmio José Costa aponta a colaboração como ferramenta para a construção do futuro

Promovido pelo Diário do Comércio, o Prêmio José Costa homenageia empresas e instituições que têm no bem comum uma estratégia de negócios. Saiba mais.
Prêmio José Costa aponta a colaboração como ferramenta para a construção do futuro

A noite de celebração da nona edição do Prêmio José Costa, realizada no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), reverenciou o legado e os valores do fundador do Diário do Comércio, jornalista José Costa, reconhecendo os esforços do setor produtivo mineiro para construir um futuro justo e sustentável para toda a sociedade.

A emoção teve início logo nos primeiros minutos da cerimônia, com um vídeo que, com o uso da inteligência artificial, permitiu que a plateia ouvisse as palavras do próprio José Costa.

“Nunca vi uma crise como um processo destrutivo. O verdadeiro progresso nasce da união de esforços. Somos um veículo de mobilização. Minha convicção sempre foi que unidos somos capazes de construir algo que vá além do interesse individual. Meu convite é fazer da colaboração o eixo das nossas ações”, foi a mensagem na voz do fundador do Diário do Comércio.

Para a presidente e diretora editorial do Diário do Comércio, Adriana Muls, o tema do Prêmio José Costa em 2024, “Colaboração: dando a palavra ao futuro”, resgata os valores de José Costa e seus contemporâneos, que pensavam em um futuro para Minas Gerais baseado na diversidade econômica, autonomia e desenvolvimento socioeconômico capaz de garantir qualidade de vida e dignidade para todos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Este é um espaço de reconhecimento, reflexão e de ressignificação do nosso papel na mudança que almejamos. E é, portanto, um ambiente de construção conjunta de responsabilidades compartilhadas neste presente que é o futuro”, explicou Adriana Muls.

A colaboração é, para o presidente do Conselho Gestor do Diário do Comércio, Luiz Carlos Motta Costa, a essência do legado de José Costa e do trabalho desenvolvido pela empresa jornalística mineira.

“Colaborar significa participar, congregar. É a essência do trabalho do meu pai, José Costa, e faz parte da missão do Diário do Comércio. A colaboração é a receita para curar as cicatrizes que estão aí. É importantíssimo o entendimento de que é a sociedade que tem que reagir e construir, sem essa dependência do setor público entendido como uma instituição paternal. A diversidade entre os homenageados do Prêmio José Costa mostra que é possível”, afirmou Costa.

Realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), o Prêmio José Costa está inserido dentro do Movimento Minas 2032 – pela transformação global (MM 2032), organizado pelo Diário do Comércio. O MM 2032 foi lançado oficialmente em 2017 e tem como objetivo articular a sociedade para a construção conjunta de reflexões e ações efetivas que promovam o desenvolvimento e fortalecimento de Minas Gerais, tendo como base de orientação os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), listados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015.

“Esse é um momento de inspiração e transformação. A FDC se orgulha de ser parceira do Prêmio José Costa, reafirmando o papel do conhecimento. Essa parceria remonta à figura de José Costa. Sua trajetória lembra que a ética e a inovação caminham na construção de uma sociedade justa. Em tempos de rápidas transformações, a imprensa tem a missão de conectar a sociedade ao conhecimento”, afirmou o presidente executivo da FDC, Antonio Batista.

Vencedores destacam legado de José Costa

Dividido em oito categorias e dois reconhecimentos especiais, o Prêmio José Costa reconheceu empresas, iniciativas públicas, instituições privadas e públicas e pessoas que se destacaram ao longo de 2024 na busca por uma sociedade capaz de unir esforços em prol de um mundo mais justo e responsável.

Os ganhadores foram:

  • Qualidade Ambiental: AgroBeloni
  • Qualidade da Cidadania: Programa Estamos Juntos: Mais Emprego
  • Qualidade da Cultura e Educação: Sistema Divina Providência
  • Qualidade da Democracia: Automatiza.MG
  • Qualidade da Inovação e Produção Tecnológica: CBMM
  • Qualidade de Vida: Projeto Cidade Inteligente de Carmo do Cajuru
  • Geração e Distribuição de Riquezas: Cufa MG + Expo Favela
  • Produção Responsável e Competitividade: Gerdau
  • Personalidade 2024 (Liderança Responsável): Ronaldo Scucato, presidente da Ocemg

“Esse é um prêmio muito importante para Minas Gerais porque ele é um estímulo ao bem comum. O Programa Estamos Juntos, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), trabalha para dar condições dignas à população em situação de rua. Esse reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo”, comemorou o secretário de Comunicação Social da PBH, José Luiz Borel.

Reconhecimentos Especiais:

  • Promotor do Futuro: BDMG
  • Homenagem Especial: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

“O Diário do Comércio é um parceiro importante. Ter um jornal que é tão longevo quanto representativo é um privilégio para Minas Gerais”, destacou o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto.

Referência em cooperativismo no Brasil, Ronaldo Scucato foi eleito Personalidade de 2024.  Há mais de 70 anos se dedicando ao cooperativismo, atualmente ocupa o cargo de presidente do Sistema Ocemg e da Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina.

“É uma emoção muito grande receber um prêmio com o nome de José Costa. Para ser um bom líder, é preciso gostar de gente. Estou quase com 90 anos, mas ainda vou um pouco mais porque tenho uma dívida com a sociedade por tudo o que conquistei ao longo da vida’, pontuou Scucato.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas