Prêmio José Costa

Prêmio José Costa chega à nona edição

Prêmio José Costa chega à nona edição

A nona edição do Prêmio José Costa, criado pelo Diário do Comércio e promovida em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) e Instituto Orior, acontece dia 10 de dezembro, em Belo Horizonte.

Criado em 2007, o Prêmio José Costa visa resgatar os valores do empresário e jornalista José Costa, fundador do Diário do Comércio. Desde o surgimento do Informador Commercial, em 1932, mais do que informar, o jornal era um veículo para a mobilização do setor produtivo em prol do desenvolvimento do Estado sob a ótica do bem comum. 

Segundo a presidente e diretora editorial do Diário do Comércio, Adriana Muls, com o tempo, fundador e jornal se tornaram referências na defesa de um desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais, pautados em valores que, ainda hoje, são cada vez mais necessários para a construção de um novo modelo econômico.

“O Prêmio José Costa, em 2007, tinha como objetivo resgatar os valores de José Costa entendendo que esses valores eram importantes naquele momento para o desenvolvimento de Minas. Seguimos fazendo o mesmo que José Costa e as lideranças daquela época implementavam em prol de Minas Gerais, que era um projeto de futuro, de estado, a partir da articulação. Atualizamos os valores desenvolvidos por José Costa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um grande pacto que orienta para onde a sociedade deve ir. São indicadores não só de longevidade dos negócios, mas também de oportunidades para novos negócios”, explica Adriana Muls.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ao longo das edições, a premiação ganhou nuances e, a partir da criação do Movimento Minas 2032 (MM 2032), em 2017, passou a utilizar a aderência aos ODS como critério para a escolha dos agraciados.

Nesta edição, o Prêmio José Costa conclama a união dos setores, empresários, academia, ONGs, políticos, formadores de opinião e sociedade para uma discussão guiada pelo tema “Colaboração: dando a palavra para o futuro”.

Segundo o fundador do Instituto Orior, Raimundo Soares, o Instituto participa dando suporte técnico na concepção do Prêmio quando recomenda os reconhecimentos de iniciativas que expressam vetores estruturantes de uma sociedade e vinculados aos ODS, tais como: qualidade da cidadania; qualidade de vida e bem-estar; qualidade ambiental; qualidade da democracia; inovação e desenvolvimento tecnológico; qualidade da cultura e educação; geração e distribuição de riquezas, e produção responsável.

“Para nós, o Prêmio José Costa é um momento de celebração que permite dar visibilidade às iniciativas concretas que expressam os vetores estruturantes da sociedade, envolvendo seus três setores constituintes – governo, ONGs e empresas. Cabe ressaltar que se trata de um reconhecimento da expressão do vetor, que representa todas as iniciativas do mesmo, e não um campeonato com um ‘vencedor’. Outra importância é o significado do seu marco dentro do Movimento Minas 2032 que visa articular todos os setores para a implementar os ODS no Estado. Por último e não menos importante, é a concepção de uma mídia transformadora, tão necessária em nossa contemporaneidade. O Diário do Comércio já é uma referência nesse enfoque, dentro do seu nicho de atuação”, ressalta Soares.

Para o diretor-executivo e de Mercado do Diário do Comércio, Yvan Muls, o Prêmio José Costa alcança uma dimensão estratégica dentro do corpo empresarial mineiro, disseminando um conteúdo relevante e evoluindo conforme as exigências da sociedade, começando pelos setores econômicos, depois alargando esse escopo até chegar aos eixos estruturantes do MM 2032, baseados nos ODS. 

“Ao longo do tempo, o Prêmio José Costa se consolida com sua proposta de valor, ganhando um espaço próprio que vai além da reputação do Diário do Comércio. Desde a sua criação, em parceria com a Fundação Dom Cabral, passando pelos parceiros que nos ajudaram a conceber cada edição e os próprios agraciados, cada uma dessas empresas e organizações referendam a importância do Prêmio José Costa ao reconhecer quem faz a diferença no meio empresarial mineiro”, destaca Muls.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas