Prêmio José Costa

Prêmio José Costa reconhece, nesta terça-feira (10), esforço do setor produtivo mineiro

O objetivo é reconhecer organizações e pessoas que trabalham para transformar o setor produtivo em uma mola de desenvolvimento econômico e social
Prêmio José Costa reconhece, nesta terça-feira (10), esforço do setor produtivo mineiro
Prêmio retoma os valores do fundador do Diário do Comércio, José Costa FOTO: DIÁRIO DO COMÉRCIO / ARQUIVO

Criado em 2007, o Prêmio José Costa, realizado pelo Diário do Comércio, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) e apoio técnico do Instituto Orior, chega à nona edição retomando os valores do fundador da empresa. O objetivo é reconhecer organizações e pessoas que trabalham para transformar o setor produtivo em uma mola de desenvolvimento econômico e social, dentro da lógica do bem comum e tendo como base as metas estabelecidas pela ONU em 2015, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Prêmio José Costa está inserido dentro do Movimento Minas 2032 – pela transformação global (MM 2032), organizado pelo Diário do Comércio. O MM 2032 foi lançado oficialmente em 2017 e tem como objetivo articular a sociedade para construção conjunta de reflexões e ações efetivas que promovam o desenvolvimento e fortalecimento de Minas Gerais, tendo como base de orientação os ODS.

A premiação, que acontece no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), na região Centro-Sul da Capital, tem as seguintes categorias:

  • Qualidade Ambiental;
  • Qualidade da Cidadania;
  • Qualidade da Cultura e Educação;
  • Qualidade da Democracia;
  • Qualidade da Inovação e Produção Tecnológica;
  • Qualidade de Vida;
  • Geração e Distribuição de Riquezas;
  • Produção Responsável e Competitividade;
  • Personalidade 2024 (Liderança Responsável);

Além disso, a premiação contará com dois reconhecimentos especiais:

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


  • Promotor do Futuro;
  • Homenagem Especial;

De acordo com a presidente e diretora editorial do Diário do Comércio, Adriana Muls, há menos de oito anos para o centenário, o Diário do Comércio mostra a sua vitalidade e a necessidade de manter vivos os valores do fundador José Costa e dos homens do seu tempo que ajudaram a criar uma mentalidade de desenvolvimento e autonomia para o Estado. 

“Uma empresa que completa 92 anos tem que, no mínimo, mostrar vitalidade. O Prêmio José Costa e o Diário do Comércio buscam os valores que nos trouxeram até aqui para projetar um futuro baseado no bem comum e atualizado nos ODS. Imaginamos um futuro justo e sustentável para poder construí-lo em parceria, em um ambiente de colaboração que envolva os setores econômicos e toda a sociedade”, explica Adriana Muls.

 A palestra de abertura “O Desenvolvimento de Competências Interiores para a Liderança Sustentável” ficará por conta do diretor-executivo da Rede Cidadã, Fernando Alves.

Já o painel “Agenda 2030 e a urgência para a colaboração”, mediado pela professora da FDC, Juliana Morais, vai contar com a participação do economista e fundador da Spine – consultoria especializada em desenvolvimento de negócios e de pessoas -, Frederico Madureira e do Parceiro da Spine, Wilson Bentos. Eles vão apresentar o projeto “Cenários”, realizado em conjunto com o Diário do Comércio.

Cenários: “O que pode ser feito para tecermos um futuro melhor”

Com cerca de 40 entrevistas com algumas das personalidades mais importantes de Minas Gerais, “Cenários” pergunta como será o futuro de Minas e dos mineiros em um mundo tão complexo.

 “A ideia não é dar previsões, mas trazer à luz diversos acontecimentos que nos trouxeram até aqui e entender o que pode ser feito para tecermos um futuro melhor. A partir do legado de José Costa, discutimos possíveis futuros e aproveitamos o extenso conteúdo produzido pelo Diário do Comércio para conhecer profundamente os movimentos econômicos e sociais ao longo da história e as análises conjunturais e estruturais produzidas por repórteres e especialistas”, pontua Madureira.

O painel será completado com apresentações da coordenadora de Parcerias em Direitos e Saúde da Mulher no Instituto Natura, Beatriz Accioly; e do professor e gerente de Organizações Públicas da FDC, Paulo Roberto Gitirana de Araujo Guerra.

 O Prêmio José Costa conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições:

  • Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge),
  • Sicoob Crediminas,
  • Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig),
  • Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg),
  • Spine Consultoria,
  • E o apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

“Parece que estamos aqui há muito tempo, mas essa é apenas a nossa edição do Prêmio José Costa. O apoio dessas organizações demonstra a consolidação da premiação e também que os valores de José Costa continuam atuais e relevantes. O tema deste ano, a colaboração, é o único caminho possível para um desenvolvimento sustentável e que contemple a todos”, destaca o diretor-executivo e de Mercado do Diário do Comércio, Yvan Muls.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas