Faturamento do setor de franquias no Estado tem aumento de 13,4%

27 de fevereiro de 2019 às 0h08

img
A alimentação, com 22,5%, é uma das principais opções de franquia em Minas - CRÉDITO: DIVULGAÇÃO

O balanço de 2018 do setor de franquias, divulgado ontem pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostra que o setor vem se recuperando no Brasil e que Minas Gerais ajudou a puxar a média nacional para cima. As operações de franchising no Estado faturaram R$ 13,4 bilhões em 2018, o que representa um crescimento de 13,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O índice é quase o dobro do resultado nacional, que fechou o ano passado com alta nominal de 7,1%. A receita total saltou de R$ 163,319 bilhões para R$ 174,843 bilhões no período.

Já em número de unidades, o mercado mineiro expandiu 14%, com 8.393 operações. No Brasil, o total de unidades do setor cresceu 5,2%, com um saldo de 7.570 novas operações, totalizando 153.704 unidades de franquias ativas no País em 2018.

De acordo com a diretora regional da ABF Minas, Danyelle Van Straten, o mercado mineiro de franquias refletiu a maturidade do setor no Brasil, ao manter-se em crescimento, mesmo enfrentando uma longa recessão.

“Vejo que franqueadores e franqueados fizeram sua lição de casa, melhorando a eficiência das operações e estão melhor preparados para o novo ciclo de desenvolvimento que está se iniciando. Podemos dizer que estamos em uma curva ascendente de desenvolvimento”, afirma Danyelle Van Straten.

Leia também:

Alimentação detém 22% do mercado

Segmento de microfranquias cresceu 8%

A maioria das unidades no Estado atua nos mercados de Saúde, Beleza e Bem-Estar (22,6%), Alimentação (22,5%) e Serviços Educacionais (14,1%). No Brasil, o setor de melhor performance foi: Entretenimento e Lazer, com variação de 12,7% comparado ao ano anterior. O bom resultado se deve especialmente à maior procura por jogos virtuais e novos nichos explorados por buffets de festas e eventos, com serviços delivery.

Em segundo lugar e também em ritmo de recuperação destacou-se Hotelaria e Turismo. O segmento teve faturamento 12,3% maior no período pesquisado. Entre os principais motivos, o resultado positivo se deve ao reaquecimento do turismo no mercado interno, principalmente no quarto trimestre do ano, e o uso intensivo de canais digitais.

Serviços e Outros negócios ficaram na terceira posição, com variação positiva de 8,7%. O aumento da demanda por serviços no mercado pet, B2B (de empresa para empresa) e de back office, incluindo logística, justificam esse crescimento.

Minas Gerais é o terceiro estado da nação em número de redes e unidades de franquias em operação. Nas primeiras colocações em ambos os rankings estão São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail