Bamou e VemVem produzem ‘moda verde’ em Belo Horizonte

A preocupação com a sustentabilidade tem estimulado a criação de produtos cujo processo de fabricação causa menos danos ao ambiente, priorizam o uso de produtos certificados/rastreados e têm responsabilidade social.
Em Belo Horizonte, as marcas de moda sustentável Bamou e a VemVem Shop estão ganhando espaço no mercado. Os produtos – roupas e tênis – são comercializados na loja colaborativa BAEUAI, no Mercado Novo, na região central da Capital.
Conforme uma das sócias das marcas Bamou e VemVem, Suellen Alice, as marcas nasceram com o propósito da moda consciente, onde as matérias-primas utilizadas são certificadas e possuem selos de garantia de uma produção sustentável. Além disso, há uma valorização do trabalho humano, onde há um cuidado com o bem-estar e uma remuneração justa, gerando, assim, produtos de moda consciente.
“Trabalhamos com tecidos certificados, que garantem a procedência desde o plantio do algodão, sem o uso de agrotóxicos, nenhum tipo de pesticidas e buscando sempre a remuneração justa para os trabalhadores. A sustentabilidade não é só a questão ambiental, tem a parte social também, onde as pessoas precisam ser bem remuneradas. Também temos a questão do veganismo, nenhum processo nosso envolve a crueldade animal, tanto em relação às roupas quanto aos sapatos”.
Além do compromisso com a sustentabilidade, as marcas Bamou e a VemVem também têm envolvimento e apoiam a cultura brasileira. Dessa forma, as coleções têm sido desenvolvidas juntas aos professores de forró e a ideia é ampliar para outras danças, como o samba.
“A VemVem Shop é uma moda consciente cultural pois é voltada e inspirada no forró. Nós fomentamos e patrocinamos professor e artista do meio do forró. Nossas estampas e modelagem são todas voltadas para essa cultura”.
No caso da Bamou, a marca, que surgiu há 5 anos, nasceu com a intenção também de produzir calçados e tênis para dançar e para o uso no dia a dia. A marca tem como ideia estimular o consumo ético e sustentável, promovendo um modelo contrário ao fast fashion – que é um modelo de produção e consumo de roupas e acessórios caracterizado pela renovação constante das peças disponíveis no mercado.
“A gente traz o consumo sustentável e ético com design, conforto e estilo. A Bamou tem uma linha de tênis específica para dança, que é colaboração entre a Bamou e a VemVem”.
Em relação ao mercado, Suellen explica que ele é desafiador, principalmente no Brasil. Além de vender nacionalmente, os produtos são comercializados também na Europa, onde a aceitação é maior.
“A questão da sustentabilidade e do veganismo ainda encontra resistência no Brasil. Trabalhamos com um valor extremamente reduzido em relação aos custos, mas, o tênis, por exemplo, não é barato, custa R$ 380. Mas, o custo é muito alto por ter processos mais tecnológicos e sustentáveis”.
Ainda segundo Suellen Alice, os custos mais elevados se devem aos tecidos utilizados serem feitos de reciclagem de descarte têxtil. Há também o uso de produtos oriundos do processamento de garrafas pets retiradas dos oceanos. As solas são de borracha natural extraídas de forma consciente e algumas de reciclagem de pneus.
“São processos tecnológicos que têm custos mais altos, porém, geram produtos totalmente sustentáveis e de longa duração”.
Apesar dos desafios, o mercado para os produtos é crescente. Além da loja física BAEUAI, onde há venda também de outras marcas sustentáveis, os produtos são vendidos on-line.
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