Belo Horizonte começa a testar primeiro micro-ônibus movido a gás natural de Minas Gerais

Belo Horizonte dá um novo passa em direção à mobilidade sustentável. Nessa terça-feira (1º), o primeiro micro-ônibus 100% movido a Gás Natural Veicular (GNV) e biometano do Estado começou a ser testado. O veículo será incorporado ao Sistema de Transporte Suplementar de Belo Horizonte.
O modelo Fly 10-GV é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), a fabricante Volare, a Agrale e o Sindicato dos Permissionários Autônomos do Transporte Suplementar de passageiros dos Municípios da Região Metropolitana da Capital (RMBH).
A fase de operação assistida, que começou nessa terça, vai até o dia 27 de abril. Neste período, o veículo vai circular por quatro diferentes rotas do Transporte Suplementar da capital mineira. O objetivo é avaliar a versatilidade e a eficiência do veículo nas seguintes linhas:
- Linha S53 – Confisco/Ouro Minas
- Linha S66 – Tupi/Europa
- Linha S61 – Mantiqueira/Estação Vilarinho
- Linha S92 – Esplanada/Buritis
“Belo Horizonte avança na modernização do transporte coletivo e na busca por tecnologias que tragam ao passageiro viagens mais sustentáveis e confortáveis. A operação assistida é um importante momento de avaliação para tomadas de decisão, e acompanharemos todos os dados de operação, assim como foi feito com os veículos elétricos”, destaca o superintendente de Mobilidade da PBH, Rafael Murta.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A introdução desse novo modelo de micro-ônibus reforça a busca por alternativas inovadoras, econômicas e ambientalmente sustentáveis no transporte público. Com a redução na emissão de poluentes e maior eficiência energética, a iniciativa representa um avanço significativo para a mobilidade urbana da capital mineira.
Com informações da PBH.
Ouça a rádio de Minas