Sustentabilidade

Aeroporto de Confins aumenta em 550% a captação e reaproveitamento de ‘água cinza’

Veja o balanço de medidas sustentáveis divulgado pela BH Airport no Dia Mundial da Água
Aeroporto de Confins aumenta em 550% a captação e reaproveitamento de ‘água cinza’
Crédito: BH Airport/ Divulgação

A BH Airport, que administra o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, aumentou em 550% a captação e reaproveitamento da chamada água cinza no terminal, que é aquela proveniente de pias e chuveiros das instalações. O resultado é referente ao ano de 2023 na comparação com o ano anterior. O balanço foi divulgado pela concessionária nesta sexta-feira (22), data em que se celebra o Dia Mundial da Água.

O compromisso com a preservação desse recurso vital faz parte da campanha comemorativa deste ano, que tem como tema “A Água nos Une, o Clima nos Move”. Assim, o Aeroporto de Confins se destaca nas iniciativas para a conservação e reutilização da água.

No Terminal de Passageiros 1 e 2, a BH Airport implementou um sistema de coleta, armazenamento e reaproveitamento de água. Ele não apenas captura a água da chuva dos telhados do aeroporto, mas também coleta a água cinza.

Desta forma, todo o volume de água captado é tratado e destinado a diferentes pontos de reutilização, como no abastecimento de instalações sanitárias, na irrigação de áreas verdes e no sistema de climatização.

Como resultado dessas iniciativas, em 2023, o sistema de coleta e reaproveitamento captou e utilizou 863 m³ de água da chuva, representando um aumento de 18% em comparação ao ano anterior. Quanto à água cinza, foram captados e reaproveitados 15.067 m³, possibilitando o aumento de 550% em relação a 2022.

Meta para 2024 é aumentar ainda mais o reaproveitamento

Para 2024, a BH Airport estabelece metas para ir além do volume atual de captação o reuso de águas pluviais e cinzas. O gerente de Engenharia e Manutenção do BH Airport, Emerson Chaves, ressalta a importância do compromisso sustentável do aeroporto.

“Hoje, o sistema de coleta do aeroporto contribui para a redução de cerca de 8% de todo o consumo de água potável do sítio aeroportuário e estamos trabalhando para que essa representatividade cresça, garantindo o uso cada vez mais racional desse inestimável recurso”, afirma.

Chaves destaca ainda o reconhecimento da BH Airport por suas práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança), sendo premiado como o aeroporto mais sustentável do Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e reconhecido como um aeroporto verde pelo Green Airport, da Conselho Internacional de Aeroportos (ACI), por três anos consecutivos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas