Sustentabilidade

BH vai sediar 3º encontro do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20

Diferentes representantes de outras nações estarão presentes para o evento, que será presidido pelo ministro Alexandre Silveira
BH vai sediar 3º encontro do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20
Prédio do Minascentro | Crédito: Leandro Mperez

Na próxima semana, Belo Horizonte será palco da terceira reunião do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20, entre os dias 27 e 29 de maio. O evento, que vai ocorrer no Minascentro, é um dos maiores polos de debates sobre a transição energética mundial, e é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia.

O encontro contará com a presença de diversos representantes das potências mundiais, entidades e organizações internacionais que atuam no setor energético, para fomentar discussões a respeito da dimensão social da transição energética, e o papel dos minerais estratégicos no tema.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que estará presente e vai presidir a reunião, a produção e diversificação mineral em Minas Gerais, e a matriz solar energética instalada no Estado, foram os principais fatores que levaram à escolha de Minas, e consequentemente, sua Capital, para sediar o evento.

“Minas, assim como o Brasil, é um celeiro de energias limpas e renováveis. Além de sua riqueza mineral, que leva em seu nome, inclusive, o Estado se tornou solo fértil para a produção de energia solar, que tem transformado regiões e gerado desenvolvimento social e econômico”, ressalta Silveira.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ainda conforme o ministro, o Brasil, que assumiu a presidência do Grupo em novembro do ano passado, possui uma matriz elétrica 88% limpa, além de ser destaque na produção de energia hidráulica, eólica, solar, biomassa e de biocombustíveis.

“Por isso temos propriedade para incentivar e cobrar do mundo ações efetivas para enfrentarmos as graves mudanças climáticas que temos enfrentado. É isso que vamos debater e defender junto aos países do G20”, disse Silveira.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas