Sustentabilidade

Calor fora de época: BH teve temperaturas 3°C acima da média em maio

No dia 3, os termômetros chegaram a marcar 32,4ºC, a maior temperatura para o mês em Belo Horizonte desde 1961
Calor fora de época: BH teve temperaturas 3°C acima da média em maio
Foto: Reprodução Unsplash / Luis Graterol

Um balanço de temperatura divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda-feira (10) confirma a impressão que os moradores de Belo Horizonte tiveram ao longo de maio: a Capital viveu, definitivamente, um calor fora de época no último mês.

Em média, a temperatura mínima em Belo Horizonte nos meses de maio, historicamente, é de 16,6°C. Já neste mês de maio de 2024, essa mínima ficou em 19,3°C, em média – ou seja, 2,7°C a mais.

A mínima mais fria foi registrada no dia 31 de maio, quando os termômetros marcaram 15,6°C.

Recorde de temperatura máxima em maio

Já a média da temperatura máxima, que não costuma passar de 25,7°C no quinto mês do ano, ficou em 28,8°C no último maio – valor 3,1°C acima da climatologia.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


No dia 3, os termômetros chegaram a marcar 32,4ºC, como se ainda estivéssemos em pleno verão. Esta foi, aliás, a maior temperatura para o mês em Belo Horizonte desde 1961.

Belo Horizonte não teve chuva em maio

Em média, segundo o Inmet, a capital mineira costuma apresentar muito pouca chuva nos meses de maio, chegando a apenas 28,1 milímetros.

Neste ano de 2024, no entanto, além de quente, Belo Horizonte ficou totalmente seca: nenhum pingo de precipitação foi registrado pelo instituto.

Vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Inmet também representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas