Cemig vai disponibilizar lâmpadas e ar condicionados mais eficientes para prédios municipais

A Cemig vai disponibilizar R$ 70 milhões para municípios mineiros realizarem a troca de equipamentos de iluminação e de condicionamento ambiental por modelos mais eficientes pelo projeto ‘Prédios do Amanhã’. A iniciativa, lançada nesta quinta-feira (14), já está disponível no site da empresa e visa incentivar a adoção de práticas mais sustentáveis.
O programa prevê a substituição de mais 300 mil lâmpadas de LED, 30 mil refletores e mais de 10 mil aparelhos de ar condicionado. Os itens deverão substituir os equipamentos ineficientes que serão recolhidos para o descarte correto.
Segundo o engenheiro de eficiência energética da companhia, Francisco de Assis Figueredo Neto, a medida representa uma oportunidade para que os municípios adotem práticas sustentáveis e reduzam gastos com energia elétrica.
“Além de equipamentos mais eficientes, de última geração, essa iniciativa significa mais segurança para os prédios públicos municipais e conforto para servidores e toda a população que frequenta os prédios sob gestão das prefeituras”, comenta.
- Leia também: Cemig realiza leilão de imóveis em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia e outras regiões de Minas
O edital permite a participação de diferentes tipos de prédios públicos como sedes administrativas, escolas, creches, centros esportivos, museus, bibliotecas, instituições de longa permanência para idosos, laboratórios clínicos, aeroportos e terminais rodoviários.
As prefeituras interessadas devem realizar um levantamento dos equipamentos a serem substituídos e enviar o pedido pelo sistema disponível no site da Cemig.
De acordo com a companhia, em mais de 25 anos, o PEE já investiu R$ 1,1 bilhão em projetos nos 774 municípios da área de concessão, evitando a emissão de 525 mil toneladas de CO₂ e gerando economia de 7.500 GWh – volume suficiente para abastecer 4,8 milhões de famílias por um ano.
Ouça a rádio de Minas