Inova Cemig.Lab seleciona startups para desenvolverem soluções inovadoras no setor elétrico

As inscrições para o Inova Cemig.Lab, programa de inovação aberta no mercado elétrico nacional, estão abertas e seguem até o dia 28 de abril. Por meio da iniciativa, as empresas enquadradas como startups poderão submeter propostas de desenvolvimento e validação de soluções inovadoras aos desafios apresentados pela Cemig.
As startups que forem selecionadas receberão apoio financeiro de até R$ 1,6 milhão para o desenvolvimento da solução. O programa busca aproximar a companhia das startups e do ecossistema empreendedor, para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para o setor elétrico brasileiro.
O edital completo da iniciativa e a ficha de cadastro, além de outras informações sobre o Inova Cemig.Lab já podem ser encontrados no site.
Ciclos
No primeiro ciclo, a Cemig selecionou 14 desafios com temas estratégicos que vão desde a digitalização do setor elétrico até o uso de hidrogênio como fonte de energia limpa e renovável. O objetivo é que, ao final da iniciativa, as soluções aprovadas sejam comercializadas.
Para o diretor de Estratégia e Inovação da Cemig, Maurício Dall’Agnese, o programa é uma grande oportunidade para startups que desejam estar à frente de desafios estratégicos do setor elétrico brasileiro.
“A Cemig quer apoiar startups no desenvolvimento de soluções inovadoras. Somos uma das maiores empresas integradas de energia do país e nossas operações são um excelente laboratório para desenvolver e testar novas ideias. O Inova Cemig.Lab é símbolo do nosso compromisso com inovação, sustentabilidade e transição energética”, ressaltou.
Cronograma de inovação
O Inova Cemig.Lab está dividido em cinco etapas:
- candidatura,
- pitch on-line,
- bootcamp,
- pilotos das startups selecionadas (POCs) e
- demoday.
Essas cinco etapas serão distribuídas durante 18 meses, tempo de desenvolvimento do programa. As inscrições terminam em 28/4 e, em 16/5, está previsto o encontro para a apresentação das soluções.
As propostas selecionadas avançam para a próxima fase. O bootcamp será realizado em 10/6, e contará com imersão em treinamentos dinâmicos e interações entre as startups e as equipes técnicas da Cemig.
Já no dia 15 de julho ocorrerão as demonstrações práticas em ambiente real de aplicação da solução. Nos meses seguintes, com data a definir, acontece o encontro final do programa para que as startups que desenvolveram as provas de conceito (POCs) possam apresentar publicamente o que foi desenvolvido e os resultados alcançados.
Ouça a rádio de Minas