Minas e Reino Unido renovam acordo de cooperação ambiental na próxima semana

Uma das ações em comemoração aos 200 anos de diplomacia entre Minas Gerais e o Reino Unido, celebrados em 2025, é a renovação do Memorando de Entendimento de cooperação entre os governos para manutenção da parceria nas medidas climáticas e estratégias de redução de gases carbônicos na economia do Estado. A assinatura do novo memorando entre o Consulado Britânico e o governo de Minas está prevista para a próxima terça-feira (25).
O primeiro memorando entre as partes para cooperação em ações climáticas, alinhado à campanha global da ONU ‘Race to Zero’, que busca acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, foi assinado em 2022. Em 2023, o Memorando de Entendimento entre Minas e Reino Unido foi renovado.
“A gente vai assinar um novo Memorando de Entendimento visando trazer mais parcerias, mais projetos de impacto, mais entregas na frente climática, renovando esse compromisso do estado, pioneiro aqui no Brasil e na América Latina, no combate às mudanças climáticas e na adoção de uma economia de baixo carbono”, conta a diretora do Consulado Britânico em Minas Gerais, Laura Queiroz.
As primeiras relações entre Minas Gerais e o Reino Unido datam do século XIX, quando os ingleses vieram para explorar o ouro no Estado. Desde então, o Reino Unido esteve presente no desenvolvimento industrial e econômico de Minas, contribuindo para a modernização de setores estratégicos como ferrovias, saneamento, energia e também mineração.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Hoje, não falamos apenas de mineração, mas sim de mineração responsável. O Reino Unido tem trabalhado lado a lado com Minas Gerais para fortalecer práticas ambientais responsáveis e garantir que os recursos naturais sejam explorados de forma segura e inovadora”, explica Laura Queiroz.
“Recentemente, recebemos uma comitiva britânica na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para debater essas práticas. Na Fiemg, promovemos rodadas de negócios entre empresas britânicas e mineradoras brasileiras, ampliando as oportunidades de colaboração”, complementa a diretora.
Minerais críticos e energia renovável está entre as prioridades do Consulado Britânico para 2025 em Minas
O Consulado Britânico em Belo Horizonte tem planos para expandir ainda mais as parcerias em áreas estratégicas entre Minas Gerais e Reino Unido. Para os próximos anos, além da pauta das mudanças climáticas, as prioridades incluem ações em campos como minerais críticos, energias renováveis e tecnologia.
Minas Gerais tem um papel essencial na produção de minerais estratégicos para a transição energética, como o lítio e o nióbio. Segundo a diretora do Consulado Britânico, o Reino Unido tem grande interesse em colaborar nesse setor, promovendo inovação e sustentabilidade.
Já a experiência britânica em energia eólica offshore pode ser um grande diferencial para o Brasil, e Minas tem um enorme potencial para avançar nesse setor. Outro ramo de parcerias entre as partes é o de tecnologia e inovação. O objetivo é ampliar o intercâmbio entre empresas e universidades mineiras e britânicas, fomentando pesquisa e desenvolvimento conjunto em áreas como inteligência artificial, saúde e biotecnologia.
“Os próximos anos prometem ser de crescimento e inovação na relação entre Minas Gerais e o Reino Unido. Temos bases sólidas construídas ao longo de dois séculos e uma visão de futuro muito clara: queremos avançar juntos para uma economia mais sustentável, competitiva e preparada para os desafios globais”, destaca Laura Queiroz.
Ouça a rádio de Minas