Sustentabilidade

Empresas de Minas se destacam em Anuário de ESG e mostram força em sustentabilidade; veja a lista

Oito companhias de Minas Gerais figuram entre as 100 mais bem avaliadas em práticas ambientais, sociais e de governança no País
Empresas de Minas se destacam em Anuário de ESG e mostram força em sustentabilidade; veja a lista
Foto: Divulgação Cemig

Oito companhias sediadas em Minas Gerais conquistaram posições de destaque no Anuário Integridade ESG 2025, elaborado pela Insight Comunicação. Em sua terceira edição, o levantamento avaliou 2.700 empresas que atuam no Brasil e, após filtrar dados de 1.360 companhias que divulgam práticas consolidadas nos pilares ambiental, social e de governança, definiu o ranking das 100 mais bem pontuadas.

Entre as mineiras presentes estão Energisa, Cemig, ArcelorMittal, Usiminas, MRV, Stellantis, Copasa e Localiza, grupo que reforça o protagonismo do Estado em setores estratégicos, como energia, mineração, construção civil, saneamento e mobilidade.

Segundo o CEO da Insight Comunicação e publisher do Anuário, João Pedro Faro, Minas tem particularidades que chamam a atenção.

“Entre as empresas sediadas em Minas Gerais e presentes no ranking, destacam-se duas características importantes. A primeira é que o Estado é um relevante polo da siderurgia nacional, com exemplos como a ArcelorMittal e a Usiminas. Nesse mesmo grupo, estão montadoras como a Stellantis, que também integra o ranking”, afirmou.

Ele lembra que, pela natureza das atividades industriais, o setor exige cuidado permanente para mitigar impactos socioambientais. Além disso, Minas Gerais se diferencia pela presença de empresas públicas.

“Outro aspecto que chama atenção é Minas contar com duas estatais na lista: Cemig e Copasa. No Brasil, 91,2% da representação na agenda ESG vem do setor privado. Com duas empresas públicas no ranking, o Estado está acima da média nacional e apresenta exemplos de gestão que servem de inspiração”, ressalta.

Empresas mineiras no ESG 2025

Entre os destaques mineiros, cada empresa se posiciona de forma distinta. Veja como e a posição de cada uma no ranking nacional de ESG:

  • Stellantis (22ª): eficiência energética e responsabilidade social na cadeia automotiva.
  • Energisa (23ª): atua em gestão sustentável de recursos e programas sociais junto às comunidades.
  • Arcelor Mittal (61ª): aposta em descarbonização e educação ambiental.
  • Usiminas (62ª): inovação para reduzir emissões e projetos socioambientais de impacto.
  • MRV (65ª): foca em habitação acessível, sustentabilidade e inclusão.
  • Cemig (78ª): referência em investimentos em renováveis e preservação ambiental.
  • Localiza (80ª): aposta em mobilidade sustentável e governança corporativa sólida.
  • Copasa (94ª): destaque em gestão de recursos hídricos e governança.

Evolução da agenda ESG

O Anuário mostra que a agenda ESG no Brasil está em expansão, com novos setores a cada edição. Em 2025, entraram segmentos como moda, empreendimentos imobiliários e agronegócio. Também houve maior presença de empresas de energia elétrica, com posições de destaque no ranking.

“A evolução do ranking nas três edições do Anuário Integridade ESG mostra como diversos setores da economia têm aderido cada vez mais à agenda ambiental, social e de governança”, explica o CEO.

Ele ressalta que estar na lista já é, por si só, um reconhecimento. “O Anuário Integridade ESG amplia a visibilidade e o capital reputacional das companhias que adotam boas práticas. Além disso, no cenário atual, a chancela é estratégica, pois instituições financeiras estão cada vez mais exigentes quanto à adoção de critérios ambientais, sociais e de governança”, afirma.

Com essa presença robusta no ranking, Minas Gerais reafirma sua relevância no debate ESG nacional, não apenas pela força de suas indústrias, mas também pela atuação de empresas públicas e privadas comprometidas com um modelo de desenvolvimento mais sustentável.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas