Sustentabilidade

Igam firma acordos para gestão sustentável de recursos hídricos até 2030

Contratos devem beneficiar as bacias do Alto e Baixo Paranaíba
Igam firma acordos para gestão sustentável de recursos hídricos até 2030
Foto: Divulgação Igam

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) acaba de firmar dois contratos com a Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas (ABHA Gestão de Águas) para realizar, até 2030, a gestão dos recursos hídricos de duas bacias do Rio Paranaíba.

Na prática, a ABHA Gestão de Águas terá a responsabilidade de atuar como agência de bacia hidrográfica dos Comitês de Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Alto Paranaíba (CBH PN1) e do Baixo Paranaíba (PN3). Entre as funções, a entidade apoiará o trabalho financeiro, técnico e administrativo dos comitês.

Segundo projeções, a arrecadação no Alto Paranaíba será de R$ 40 milhões, ao cobrar a utilização dos recursos hídricos. Este valor, será, posteriormente, usado em iniciativas de monitoramento, recuperação ambiental, além de ser usado em aportes. No Baixo Paranaíba, é estimada a arrecadação de R$ 39 milhões.

Até o fim dos acordos, 92,5% da quantia gerada, será destinada para as bacias, e 7,5% para as despesas administrativas.

O diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, destaca a importância dos contratos. “Os recursos arrecadados com a cobrança pelo uso da água, implementada desde 2023, são fundamentais para promover ações estratégicas de preservação ambiental, como o tratamento de efluentes, a conservação de nascentes e matas ciliares, além do monitoramento da qualidade da água.”

Além da formalização, o Igam participou da entrega dos Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADs), das cidades de Araxá, Abadia dos Dourados e Pedrinópolis, no Triângulo Mineiro. Conforme o projeto, todo o planejamento será financiado através dos valores arrecadados no uso da água.

(Com informações da Agência Minas)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas