Com suporte da Mantiqueira Brasil, projeto de proteção do rio Verde avança no Sul de Minas

O projeto “Produtor de Água”, criado para estudar e preservar o rio Verde, que passa pela Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, conta com o apoio da empresa Mantiqueira Brasil desde 2021. Agora, a empresa do ramo de avicultura contabiliza os resultados gerados a partir da iniciativa de recuperar a bacia hidrográfica do alto rio Verde, no Sul de Minas.
Até então, 29.248 metros do entorno do curso d’água foram cercados na região, garantindo a proteção de 254,7 hectares de área. O objetivo é a conservação das 33 nascentes do rio, principal fonte de abastecimento de água da cidade Intanhandu.
As medidas adotadas para preservar o local incluem, ainda, criação de bebedouros para animais, evitando o acesso às áreas preservadas e ao rio, e garantindo melhores condições para o retorno da produção de água limpa para o rio Verde.
Para o fundador da Mantiqueira Brasil, Leandro Pinto, a iniciativa traz grande impacto para a população e destaca a importância da preservação do rio.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Como cidadão e fundador da Mantiqueira Brasil, ao lado do meu sócio Carlos Cunha e do presidente da empresa, Márcio Utsch, apoiamos desde o início a causa para a proteção do rio Verde, cercando e cuidando de todas as suas nascentes, porque acredito que onde não tem água, não tem vida”, diz.

O rio Verde abastece uma população de 14 mil habitantes em Intanhandu, mas sua importância também se estende a Minas Gerais, beneficiando mais de 450 mil pessoas e percorrendo 220 km até sua foz, abastecendo 31 municípios no Sul do estado. Por isso, os avanços no projeto de preservação do Rio Verde são fundamentais para garantir a disponibilidade de água limpa para a região e para o estado de Minas Gerais.
Produtor de Água
Iniciado em 2014, o projeto “Produtor de Água” envolveu um estudo detalhado do rio Verde, suas nascentes e o uso do solo. O grupo gestor, incluindo a Prefeitura Municipal de Itanhandu, a ONG Instituto Superação, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Mantiqueira Brasil, decidiram promover a reabilitação ambiental da bacia hidrográfica.
Ouça a rádio de Minas