Sustentabilidade

Com suporte da Mantiqueira Brasil, projeto de proteção do rio Verde avança no Sul de Minas

O objetivo é a conservação das 33 nascentes do rio, principal fonte de abastecimento de água da cidade Intanhandu
Com suporte da Mantiqueira Brasil, projeto de proteção do rio Verde avança no Sul de Minas
Crédito: Divulgação Mantiqueira Brasil

O projeto “Produtor de Água”, criado para estudar e preservar o rio Verde, que passa pela Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, conta com o apoio da empresa Mantiqueira Brasil desde 2021. Agora, a empresa do ramo de avicultura contabiliza os resultados gerados a partir da iniciativa de recuperar a bacia hidrográfica do alto rio Verde, no Sul de Minas.

Até então, 29.248 metros do entorno do curso d’água foram cercados na região, garantindo a proteção de 254,7 hectares de área. O objetivo é a conservação das 33 nascentes do rio, principal fonte de abastecimento de água da cidade Intanhandu.

As medidas adotadas para preservar o local incluem, ainda, criação de bebedouros para animais, evitando o acesso às áreas preservadas e ao rio, e garantindo melhores condições para o retorno da produção de água limpa para o rio Verde.

Para o fundador da Mantiqueira Brasil, Leandro Pinto, a iniciativa traz grande impacto para a população e destaca a importância da preservação do rio. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Como cidadão e fundador da Mantiqueira Brasil, ao lado do meu sócio Carlos Cunha e do presidente da empresa, Márcio Utsch, apoiamos desde o início a causa para a proteção do rio Verde, cercando e cuidando de todas as suas nascentes, porque acredito que onde não tem água, não tem vida”, diz.

rio verde itanhandu
Crédito: Divulgação Mantiqueira Brasil

O rio Verde abastece uma população de 14 mil habitantes em Intanhandu, mas sua importância também se estende a Minas Gerais, beneficiando mais de 450 mil pessoas e percorrendo 220 km até sua foz, abastecendo 31 municípios no Sul do estado. Por isso, os avanços no projeto de preservação do Rio Verde são fundamentais para garantir a disponibilidade de água limpa para a região e para o estado de Minas Gerais.

Produtor de Água

Iniciado em 2014, o projeto “Produtor de Água” envolveu um estudo detalhado do rio Verde, suas nascentes e o uso do solo. O grupo gestor, incluindo a Prefeitura Municipal de Itanhandu, a ONG Instituto Superação, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Mantiqueira Brasil, decidiram promover a reabilitação ambiental da bacia hidrográfica.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas