Metrô de BH terá painéis solares para geração de energia a começar pela estação Santa Inês

Controlado pelo Grupo Comporte, o Metrô BH, que opera o serviço de transporte metroviário nas cidades de Belo Horizonte e Contagem, começa a instalar, nesta semana, painéis solares nas estações e pátios de manutenção da empresa na Capital. O objetivo é melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões de carbono da empresa.
Ao todo, serão 7 mil painéis que, quando instalados totalmente, produzirão cerca de 5,3 milhões de kWs de energia elétrica anualmente, o suficiente para abastecer, aproximadamente, 35 mil casas durante um ano, segundo a empresa.
A novidade começa pela estação Santa Inês, na região Leste da Capital, onde serão instalados 172 módulos solares no período de um mês.
“Estamos focados não apenas em melhorar a operação do sistema de transporte urbano sobre trilhos, mas também em contribuir positivamente para o meio ambiente”, afirma o superintendente de Implantação de Sistemas do Metrô BH, Walter Neto.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Conforme a empresa, o projeto vai ajudar a evitar a emissão de 469 toneladas de dióxido de carbono (CO2) anualmente. “Estamos fazendo a nossa parte contra as mudanças climáticas. Além disso, a instalação desses painéis solares não só acontecerá de forma eficiente, mas também terá um impacto mínimo no ambiente durante sua implementação. Estamos entusiasmados em continuar avançando nessa jornada rumo a um metrô mais sustentável”, acrescenta Neto.
Próximo local de instalação
A segunda etapa do projeto será no pátio de manutenção São Gabriel. No local, serão instalados mais de 2 mil módulos solares no telhado de um dos prédios do pátio, além de mais de 3,5 mil placas no solo do mesmo local.
Ouça a rádio de Minas