Sustentabilidade

MRV Climático: Minas terá ferramenta para monitorar ações de redução do efeito estufa

Novidade também vai facilitar o processo de financiamento de grandes projetos no Estado dentro da agenda do clima
MRV Climático: Minas terá ferramenta para monitorar ações de redução do efeito estufa
Crédito: Divulgação/Semed

Minas lançou, nesta sexta-feira (19), o projeto para construção da Ferramenta de Monitoramento, Reporte e Verificação, chamada MRV Climático. O objetivo é mensurar o avanço sistemático da execução do Plano Estadual de Ação Climática de Minas Gerais (Plac-MG) e permitir o monitoramento das ações e resultados em prol da redução da emissão de gases de efeito estufa.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a ferramenta é capaz de gerenciar impactos e resultados de ações do Estado dando transparência aos processos de busca da neutralidade de emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, e da redução da vulnerabilidade climática dos municípios.

O MRV Climático, que também funciona como uma calculadora, ainda será capaz de identificar quais são os recursos necessários para atingir as metas do Plac, de forma a dar clareza ao processo para a busca de possíveis parcerias e investimentos públicos, privados e de fundos internacionais.

“Essa é uma ferramenta que nos facilita o processo de financiamento de grandes projetos em Minas Gerais dentro da agenda do clima que tem sido, inclusive, bastante investido e apoiado por atores internacionais, como a parceira com o governo britânico e também com o governo francês”, comentou a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

Segundo ela, o Governo de Minas tem participado ativamente das conferências climáticas e feito essa discussão com organismos financiadores internacionais para aprovar projetos.

“Essa ferramenta é de transparência. Partimos do nosso inventário para entender quais eram os setores que mais contribuíam para o efeito estufa, fizemos o plano para reduzir essa emissão e, agora, vamos implementar a ferramenta que vai mostrar à sociedade como que essa redução de emissão de gás do efeito estufa tem sido imprimida no Estado”, explica a secretária.

O MRV faz parte do projeto “Melhorando o desempenho climático do estado de Minas Gerais como força motriz para mobilizar investimentos verdes”, realizado pelo Centro Brasil no Clima e a WayCarbon Soluções Ambientais e Projetos de Carbono SA, em parceria com o Governo de Minas e com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). 

O projeto foi submetido e aprovado, ano passado, no chamamento do Governo Britânico – UK PACT 2023, que fará o financiamento. A ferramenta tem como base as 199 metas propostas pelo Plano de Ação Climática.

A parceria para a construção do instrumento para a execução de ações de enfrentamento à crise climática já havia sido apresentada no Minas Day, em dezembro do ano passado, na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes. 

Entenda o Plac-MG

Anunciado em 2022, o Plano Estadual de Ação Climática (Plac-MG), é uma iniciativa que estabelece medidas e mecanismos para neutralizar a emissão regional de carbono no Estado até 2050.

Elaborado com apoio internacional e participação efetiva da sociedade civil, setor produtivo e universidades, tem como objetivo dar direcionamento às ações do Estado rumo ao desenvolvimento de uma economia verde de baixo carbono, capaz de garantir a resiliência necessária às mudanças climáticas.  

O Plano Estadual de Ação Climática estabelece 199 metas para redução de emissão de gases de efeito estufa e captura de carbono, para mitigação e adaptação aos efeitos adversos do clima para o território mineiro. Além disso, ele também estabelece metas intermediárias a cada cinco anos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas