Cooperativas debatem energias renováveis em seminário do Sistema Ocemg

As cooperativas têm mostrado capacidade de desenvolver e compartilhar energia renovável, processo que ajuda a mitigar as mudanças climáticas. É o que aponta o Ponto Focal para Cooperativas da Organização das Nações Unidas (ONU), AdrewAllimadi, durante o IV Seminário de Energias Renováveis, promovido pelo Sistema Ocemg, nesta semana, em Belo Horizonte.
O evento reuniu mais de 300 cooperativistas de Minas Gerais para discutir o panorama e as perspectivas futuras sobre as energias renováveis em Minas, no Brasil e no mundo.
Durante sua apresentação, Allimadi destacou o compromisso ambiental e social das ações das cooperativas com a mitigação das mudanças climáticas. “As cooperativas ao redor do mundo têm mostrado a capacidade de desenvolver e compartilhar energia renovável. Investir em energias limpas não só ajuda a reduzir o aumento da temperatura global, mas também oferece uma oportunidade para criar riqueza, combater a fome e a pobreza”, afirmou.
Com uma trajetória de 17 anos nas Nações Unidas, Allimadi desempenha um papel essencial na assessoria de governos para o desenvolvimento de políticas cooperativistas. Durante o seminário, ele também ressaltou a importância de expandir a educação sobre cooperativismo, desde o nível primário até o ensino superior, como parte das ações globais para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Educar sobre cooperativas desde cedo cria uma mentalidade sustentável para as futuras gerações e amplia o movimento cooperativista pelo mundo”, explicou.
“O modelo cooperativista opera de maneira diferente, oferecendo alternativas sustentáveis que podem transformar economias e comunidades. Se conseguirmos expandir esse movimento, teremos uma mudança global significativa”, concluiu Allimadi.
Futuro
Em 2025, a ONU celebra o Ano Internacional das Cooperativas, com medidas globais de apoio e incentivo para que seus 195 países-membros fortaleçam a atuação de cooperativas em suas realidades locais. Serão promovidas ações de cooperação técnica e transferência de conhecimento e uma forte inserção dos representantes das cooperativas em instâncias de tomada de decisão em contextos nacionais, regionais e internacionais.
Ouça a rádio de Minas