PBH lança selo para reconhecer instituições que promovem o plantio de árvores
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lançou, nessa quinta-feira (23), o selo Instituição Amiga da Árvore. A ação visa reconhecer e incentivar instituições públicas e privadas que realizem, de forma voluntária, ações de plantio de árvores.
“Essa iniciativa é de suma importância para o engajamento da sociedade civil, empresas e instituições públicas em ações ambientais de forma colaborativa”, afirma o secretário de Meio Ambiente, João Paulo Menna Barreto.
O selo será concedido exclusivamente às instituições que realizem ações de caráter voluntário, não decorrentes de obrigações legais, compensações ambientais, condicionantes de licenciamento ou outros instrumentos de cumprimento obrigatório.
A iniciativa conta com modalidades de acordo com a quantidade de plantios:
- Bronze: de 100 a 350 árvores plantadas;
- Prata: de 351 a 999;
- Ouro: de mil a 5 mil;
- Diamante: acima de 5 mil.
O lançamento do selo Instituição Amiga da Árvore também se insere no contexto de valorização das práticas ambientais, sociais e de governança (ASG), que buscam o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, a responsabilidade social e a proteção ambiental.
Ouça a rádio de Minas