Sustentabilidade

No Brasil, apenas 36,4% dos pequenos negócios se preocupam com sustentabilidade

Percentual foi revelado em uma pesquisa realizada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS)
No Brasil, apenas 36,4% dos pequenos negócios se preocupam com sustentabilidade
Foto: Reprodução Adobe Stock

Apenas 36,4% dos pequenos negócios brasileiros afirmaram se preocupar com questões da sustentabilidade, como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa foi lançada em 2015 e adotada pelo Brasil no mesmo ano, uma vez que o País é integrante da entidade.

O percentual foi apresentado na pesquisa “Negócios Sustentáveis: A Contribuição das Pequenas Empresas Brasileiras na Agenda 2030 da ONU”, criada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Mato Grosso).

O estudo destaca a necessidade de conscientização de mais empreendimentos sobre a importância do Pacto Global no estímulo da sustentabilidade nas organizações. Segundo o diretor-técnico do Sebrae Mato Grosso, André Schelini, conscientizar os donos de negócio, além de divulgar ações sustentáveis, ainda é o desafio maior a ser cumprido.

“Mais de 65% das empresas desconhecem os ODS, o que reforça a urgência de promovermos iniciativas que incentivem a adoção dessas práticas entre os pequenos negócios”, enfatiza Schelini.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Apesar do cenário preocupante, o levantamento apresentou que seis em cada dez empresas estão dispostas a colaborar para a sustentabilidade. No território brasileiro, cerca de 84% dos negócios integrantes ao Pacto Global trabalham para incorporar os ODS, porém, somente 46% deles incluíram as metas estipuladas em suas operações.

A gerente sênior de gestão de conhecimento e parcerias do Pacto Global da ONU – Brasil Christiane Calcev, destaca a importância do compromisso coletivo para atingir as metas da Agenda 2030.

“Os ODS foram criados para nos guiar sobre como abordar cada um dos grandes desafios globais. Entender como se conectar a cada negócio e a cada indivíduo, independentemente do seu porte ou momento, é a chave para o sucesso dessa agenda”, afirma.

(Com informações da Agência Sebrae de Notícias)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas