Para fugir de catástrofes naturais, 40% dos mineiros consideram sair de casa

Levantamento recente com foco no impacto de eventos climáticos aponta que, em Minas Gerais, cerca de 40% da população no Estado considera mudar de residência para evitar algum potencial evento climático, como alagamentos e secas prolongadas.
Segundo o gerente de Dados da Loft, Fábio Takahashi, empresa responsável pelo estudo, apesar do percentual considerável de mineiros que pensam em se mudar, são poucos os que têm confiança de que teriam os recursos necessários para fazer a mudança.
“Dos respondentes, apenas 14% responderam que provavelmente ou com certeza teriam recursos para dar esse passo”, diz Takahashi.
Segundo a pesquisa, a resposta expressiva por parte da população tem como fator o receio de enfrentar uma situação similar à atual tragédia vivida no Rio Grande do Sul, que já resulta em 532,2 mil desalojados, conforme os dados da Defesa Civil.
Diante do ocorrido no Sul do País, o levantamento também apurou que houve um aumento da preocupação com as emergências climáticas em 75% dos mineiros, enquanto 57% afirmam que o episódio afetou o desejo de se mudar do local onde vivem agora.
Para se chegar aos resultados, a apuração reuniu as respostas de mil entrevistas on-line realizadas entre os dias 4 e 7 de junho, numa amostra representativa da população brasileira adulta. A margem de erro é de três pontos percentuais.
No cenário de uma eventual mudança, as características que os mineiros consideram mais importantes para evitar problemas com episódios alarmantes são:
- distância de encostas e morros (71%);
- o nível de preservação ambiental da região (58%);
- e a distância de corpos d’água, como rios, lagos e represas (53%).
De acordo com as informações monitoradas, 71% dos mineiros acreditam que suas moradias já são afetadas por eventos climáticos extremos.
Analisando por tipo de evento, 39% ressaltam que já foram afetados ou têm alguém próximo que já foi atingido por ondas excessivas de calor. Já 35% da população do Estado relata já ter enfrentado inundações ou enchentes.
Ouça a rádio de Minas