Sustentabilidade

Primavera começa neste domingo; veja qual a previsão de chuva em Minas durante a estação

Estação começa neste dia 22 de setembro. Veja o que diz o Inmet sobre as chuvas e temperatura na primavera em Minas Gerais e outros Estados
Primavera começa neste domingo; veja qual a previsão de chuva em Minas durante a estação
Ipê rosa e jacarandá roxo, clicados no bairro Buritis, em Belo Horizonte, na primavera de 2021. Foto: Humberto Trajano / blogdakikacastro

Exatamente às 9h44 deste domingo, 22 de setembro, começa a primavera no hemisfério Sul do planeta. Depois de meses de seca, que contribuiu para o alastramento dos incêndios pelo País, a expectativa é grande: há previsão de mais chuvas nesta nova estação?

Para responder a esta pergunta, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, na última semana, seu “Prognóstico da Primavera“, feito em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).

O Inmet é o órgão oficial de meteorologia do Brasil, vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e representante do País junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Confira, a seguir, os principais pontos da previsão para a primavera em Minas Gerais, que termina apenas no dia 21 de dezembro, às 6h20.

A primavera em Minas Gerais em 2024

Como serão as condições climáticas durante a primavera em Minas Gerais?

O prognóstico do Inmet traz duas informações específicas para a região Sudeste, que engloba a região mineira:

  • Chuvas – deve chover abaixo da média no meio oeste de Minas Gerais e no estado de São Paulo. “Nas demais áreas, a chuva poderá ocorrer próximo ou acima da média, com tendência de chuvas mais regulares no decorrer dos próximos meses”, segundo o Inmet.
  • Temperatura – as previsões indicam valores permanecendo acima da média, em especial no oeste de Minas Gerais e oeste de São Paulo.

A primavera em outras regiões do Brasil em 2024

Região Norte – a chuva deve ficar abaixo da média, com exceção do sudoeste do Amazonas, além dos Estados do Acre e Roraima. As temperaturas também devem ficar acima da média. “Vale ressaltar que a falta de chuva no sul da Amazônia, aliada às altas temperaturas e à baixa umidade relativa do ar, ainda tende a favorecer a incidência de queimadas e incêndios florestais, principalmente no mês de outubro”, diz o documento.

Região Nordeste – chuvas devem ficar abaixo da média histórica em grande parte da região, principalmente no centro-sul do Maranhão e Piauí. A única exceção é o sudeste da Bahia, onde há possibilidade de chuva próxima ou acima da média. Temperaturas também devem ficar acima da média histórica, principalmente no oeste da região.

Região Centro-Oeste – as chuvas também devem ficar abaixo da média, com exceção de áreas pontuais do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde “podem ocorrer chuvas próximas da média, com chances do retorno gradual das chuvas entre meados de outubro e início de novembro”. De novo, a previsão é de temperaturas acima da média em toda a região.

Região Sul – Apenas o Rio Grande do Sul deve ter chuvas próximas e acima da média. “As temperaturas previstas podem se manifestar com condições predominantemente acima da média climatológica, principalmente no oeste da região”, diz a previsão.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas