Copasa quer beneficiar 1,5 milhão de famílias com descontos em água e gás

Mais de 1,5 milhão de famílias podem ser beneficiadas pela tarifa social disponibilizada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Com o benefício, elas poderão receber até 50% de desconto nas faturas de água e esgoto.
Atualmente, 789,4 mil famílias já estão cadastradas e o objetivo é duplicar esse número, expandindo o benefício para todos 637 municípios onde a companhia possui concessão no Estado. “Nos primeiros cinco primeiros meses deste ano, foram incluídos 114,3 mil novos beneficiários e aproximadamente 288 mil poderão perder o benefício por falta de atualização no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)”, alerta a companhia.
Os atuais clientes que ainda não atualizaram o cadastro têm até o dia 25 de junho para regularizá-lo. Em Belo Horizonte, segundo informações do CadÚnico, 165 mil famílias estão aptas a receber o benefício, entretanto apenas 49% (pouco mais de 81 mil) estão inscritos.
Para tentar aumentar o número de adesões em Minas Gerais, a Copasa deu início à campanha de incentivos para informar às famílias sobre seus direitos. Para ser elegível, elas precisam possuir renda mensal per capita de até meio salário mínimo, além de residirem em imóveis residenciais.
A iniciativa, segundo a companhia, está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial no ODS 6 “água potável e saneamento”. “O benefício está entre as ações de responsabilidade social da Companhia”, esclarece a empresa. Por esse motivo também, tem relação com o Movimento Minas 2032 (MM 2032) – pela transformação global. Liderada pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, a iniciativa propõe uma discussão sobre um modelo de produção duradouro e inclusivo, capaz de ser sustentável, e o estabelecimento de um padrão de consumo igualmente responsável, com base nos ODS.
Como obter o benefício da Copasa em Minas Gerais?
- O primeiro passo do beneficiário é procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município onde a companhia atua;
- Deverá ser realizada uma inscrição ou atualização do cadastro no CadÚnico para assim obter o documento chamado “Folha Resumo”;
- Em seguida, o cliente deve entrar em contato com a Copasa, por meio de um dos canais de relacionamento com o cliente, e, além da “Folha Resumo”, apresentar o CPF, o comprovante de endereço em nome do beneficiário e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa;
- Por fim, basta aguardar a documentação ser analisada, e caso aprovada, o desconto já será concedido na próxima conta.
Ouça a rádio de Minas