Projeto estimula inovação e consciência ambiental entre jovens no Triângulo Mineiro
O projeto “Arte de Inovar com Maratona de Inovação – Edição Sustentabilidade” chega a Itapagipe, no Triângulo Mineiro, nos dias 1 e 2 de julho, com uma programação especial para os alunos da Escola Estadual Santo Antônio. Patrocinado pela BP Bunge Bioenergia, em parceria com a Loa Produções Culturais e o Ministério da Cultura, o projeto busca fomentar a criatividade, a inovação e a conscientização ambiental entre os jovens.
“Com este projeto, estamos colaborando com o estímulo à criatividade, à inovação e com o crescimento da conscientização ambiental, questões que consideramos de extrema importância para a formação da juventude”, comenta a diretora de comunicação, relações institucionais e ESG da BP Bunge Bioenergia, Mara Pinheiro.
Segundo ela, a companha apoia diversos projetos de educação, esporte e cultura que geram impacto social positivo nas comunidades em que atua, como Itapagipe. Por meio das leis de incentivos, a empresa já investiu, nos últimos três anos, cerca de R$ 8 milhões que impactaram mais de 24 mil pessoas.

A iniciativa integra arte e inovação para abordar desafios relacionados à sustentabilidade. A programação começa com a apresentação do espetáculo teatral “Água à Vista”, que trata da escassez de água.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Após a apresentação, os alunos participam de uma competição de ideias (hackathon), na qual podem desenvolver soluções para a preservação do meio ambiente e pensar em ações concretas para enfrentar questões reais da sociedade.
Arte, criatividade e inovação
O evento é dividido em três fases:
- Arte,
- Criatividade
- e Inovação.
O coordenador de Inovação do projeto, Wellington Sacheti, explica que “os participantes, chamados de ‘tripulantes’, serão provocados a fazer reflexões depois de assistir ao espetáculo teatral, que aborda questões importantes como a escassez de recursos hídricos”.
As ideias apresentadas pelos alunos serão avaliadas por um júri, e as três melhores receberão certificados de reconhecimento. Todos os participantes receberão certificados de participação e um kit com uma revista educativa sobre inovação, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e habilidades do futuro, delineadas pelo Fórum Econômico Mundial.
O projeto também envolve diversas entidades locais, convidando parceiros regionais para oferecer mentorias, entre outras colaborações. A coordenadora geral da Loa Produções Culturais, Andréia Nunes, destaca a singularidade do evento como de grande impacto e que movimenta o ecossistema de inovação, tecnologia e negócios.
A perspectiva é que a iniciativa chegue, em 2024, a cinco estados brasileiros, impactando cerca de 3.500 pessoas.
Ouça a rádio de Minas