Sustentabilidade

BH vai ganhar mais quatro ‘refúgios climáticos’; veja endereços

Primeiro 'refúgio climático', que começou a ser construído em fevereiro, será inaugurado no próximo mês
BH vai ganhar mais quatro ‘refúgios climáticos’; veja endereços
Prefeitura de Belo Horizonte (BH) mostra como vai ficar primeiro refúgio climático da cidade, no Centro, depois de pronto | Crédito: arte / PBH

Belo Horizonte vai ganhar mais quatro “refúgios climáticos” ainda neste ano, todos no Centro da cidade.

O primeiro, na Rua dos Carijós, 679, que começou a ser construído em fevereiro, conforme noticiado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, será inaugurado em maio, ainda dentro do prazo.

Os outros quatro vão ser instalados nos seguintes endereços:

  • Av. Olegário Maciel, 702
  • Rua dos Caetés, 841
  • Rua dos Caetés, 365
  • Av. Amazonas, 527

Ao todo, portanto, a capital mineira contará com cinco pontos, que funcionarão como uma “ilha verde”, permitindo que as pessoas se abriguem do sol, descansem e amenizem os efeitos do calor.

Para o primeiro refúgio, foram investidos cerca de R$ 177 mil, como parte do programa de requalificação do Centro de BH.

A estrutura contará com uma árvore como elemento central e com técnicas de resfriamento passivo, com instalação de pisos permeáveis (gramado e também revestimento de microeixos drenantes) que contribuem com a correta infiltração da água da chuva no local, evitando alagamentos.

O espaço de 25,61 m², também vai abrigar um banco sob a árvore (da espécie oiti), uma espreguiçadeira e um bebedouro. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Belo Horizonte, esse tipo de espaço urbano combinando árvore, piso permeável, banco e bebedouro é inédito no Brasil.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas