Santa Casa BH se compromete com sustentabilidade ao integrar Pacto Global da ONU

A Santa Casa BH, hospital situado no bairro Santa Efigênia, na zona Leste da capital mineira, acaba de oficializar sua adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O acordo foi sinalizado inicialmente na semana passada, em Nova York, durante o SDGs in Brazil 2024, evento global de sustentabilidade corporativa.
Segundo o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, esse compromisso fortalece os valores fundamentais da instituição em reafirmar seu papel de liderança como o primeiro hospital 100% SUS do Brasil a integrar o Pacto Global.
Ele avalia que a instituição, como um agente ativo de transformação social e ambiental, além de consolidar sua posição como um centro de excelência, tem se comprometido com a construção de um futuro cada vez mais engajado com a sustentabilidade.
Santa Casa BH passa a priorizar práticas sustentáveis
Desde abril de 2024, a Santa Casa BH conta com uma Comissão de Ambiental, Social e Governança (ASG), pioneira entre os hospitais filantrópicos do Brasil, composta por 33 membros de diversas áreas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Para o diretor de assistência à saúde da Santa Casa BH, a importância da participação da instituição no SDGs in Brazil, destaca o valor estratégico deste evento no fortalecimento da rede de relações com líderes globais e na absorção de práticas de excelência.

“Com a adesão ao Pacto Global, não apenas reafirmamos nosso compromisso com a excelência em saúde, mas também nos posicionamos como uma referência em responsabilidade social e ambiental, tanto no Brasil quanto internacionalmente”, diz.
O Pacto Global da ONU é uma iniciativa que apoia empresas a trabalharem de forma estratégica, com sustentabilidade e com os ODS – um conjunto de 17 objetivos inter-relacionados, definidos internacionalmente e que visam promover um mundo mais justo, sustentável e próspero até 2030.
Ao integrar esses objetivos em suas operações e estratégias, a Santa Casa BH se alinha com uma agenda global que busca transformar o mundo.
Quais são os compromissos que o hospital se compromete a cumprir?
A adesão da Santa Casa BH ao Pacto Global reflete o avanço de uma trajetória já em andamento.
Nos últimos anos, a instituição tem implementado práticas sólidas, alinhadas aos princípios do Pacto, com destaque para ações em prol dos direitos humanos, diversidade e inclusão, responsabilidade ambiental e combate à corrupção.
- Compromisso com a sociedade: foi implantado na instituição um diálogo constante sobre questões coletivas. Desde 2022, implementou um Programa de Diversidade e Inclusão focado em cinco grupos: pessoas com deficiência, raça e etnia, LGBTQIAPN+, equidade de gênero e gerações.
- Na área ambiental, a instituição adota uma gestão consciente dos recursos naturais, com um setor especializado que monitora o uso da água, a gestão de resíduos, a utilização de energia renovável e a preservação de áreas verdes.
- Quanto à ética e integridade, a Santa Casa BH possui uma área de compliance que estabelece regras de conduta e rigorosos controles internos, assegurando que suas lideranças e colaboradores mantenham práticas transparentes e éticas em todas as suas interações.
Ouça a rádio de Minas