Sustentabilidade

UFMG disponibiliza gratuitamente lenha gerada por manutenção de áreas verdes

A chamada lenha inservível gerada por atividades de manutenção de áreas verdes da UFMG pode ser retirada tanto por pessoas físicas como jurídicas
UFMG disponibiliza gratuitamente lenha gerada por manutenção de áreas verdes
São mais de 2 mil metros cúbicos de lenha disponibilizados, oriundos de podas e supressão de galhos de árvores do campus Pampulha e do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB), no Horto FOTO: Departamento de Gestão Ambiental da UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está disponibilizando mais de 2 mil metros cúbicos de lenha para coleta. O material é oriundo de podas e supressão de galhos de árvores do campus Pampulha e do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB), no Horto. Os interessados poderão retirar a quantidade desejada do material quando forem sorteados.

A chamada lenha inservível gerada por atividades de manutenção de áreas verdes da UFMG pode ser retirada tanto por pessoas físicas como jurídicas. No entanto, é preciso se candidatar, até o dia 20 de janeiro de 2025, à chamada pública para coleta, transporte e destinação da lenha. 

Os credenciados sorteados poderão retirar parte ou o volume total da lenha gratuitamente, desde que tenham cadastro aprovado conforme critérios do edital e condições de retirar a lenha por meios próprios.

Integrante da Comissão de Planejamento do Credenciamento, Jomara Goncalves Nogueira explica que a lenha vem sendo acumulada desde 2015 pela universidade.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Ela é originária de podas e de supressão ocorridas em razão de manutenção paisagística, obras, estados fitossanitários ruins e chuvas fortes. Como a UFMG não tem equipamentos necessários para o beneficiamento de todo o volume para aplicação interna ou em suas atividades, a opção foi a destinação sem custo dessa matéria-prima por meio de chamamento público”, detalha.

Cadastro

Um dos principais critérios para participar da chamada 002/2024 (Processo nº 23072.254746/2024-79) é estar inscrito no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores do Governo Federal (Sicaf).

Segundo Jomara Nogueira, essa condição não é familiar para muitas pessoas físicas, mas é uma opção administrativa obrigatória no processo de credenciamento, por força de lei.

A data-limite para entrega dos documentos é 20 de janeiro, e o sorteio ocorrerá no dia 10 de fevereiro de 2025. Os credenciados serão chamados pela ordem sorteada, e cada um poderá retirar a quantidade de lenha que quiser e conseguir.

Informações e dúvidas

O setor de compras do DLO disponibilizou o e-mail [email protected] e o telefone (31) 3409-6491 para responder dúvidas e orientar os candidatos sobre o credenciamento no Sicaf.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas