Veja 4 dicas para estimular a sustentabilidade nas empresas

O dano causado pela extração de insumos para a produção de mercadorias e a gestão dos resíduos gerados são fatores que devem ser considerado pelas empresas e consumidores ao estimular a sustentabilidade. Dados de um estudo publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) mostram que a extração de recursos naturais no planeta aumentou de 30 bilhões para 106 bilhões de toneladas, ao longo dos últimos 50 anos, com projeção de crescimento em 60% até 2060.
“As pessoas estão preferindo consumir um produto que, muitas vezes, custa alguns reais a mais para ter a garantia de que aquela indústria está fazendo sua contribuição para que esse material não degrade o meio ambiente e tenha impacto social positivo na geração de oportunidades para muita gente”, afirmou o vice-presidente do Instituto Lixo Zero, Kadmo Cortês.
Cortês destacou a possibilidade de utilizar o próprio lixo como material para a produção de mercadorias mais sustentáveis, além de mitigar o uso contínuo de recursos naturais para atender a demanda dos consumidores.
Confira quatro dicas para estimular a sustentabilidade
- separação adequada de materiais em restos orgânicos, rejeitos contaminados e recicláveis limpos e secos. Caso um empreendimento gere mais de 120 litros de resíduos, pode ser necessária a contratação de uma empresa especializada no descarte correto;
- reaproveitamento de vidros e tecidos pode gerar novos produtos que podem ser comercializados nos negócios;
- itens com resíduos considerados perigosos, como pilhas, baterias ou certas embalagens de medicamentos devem ser entregues em pontos voluntários de entrega;
- por meio da filtração do óleo com uma palha de aço, o resíduo pode ser reutilizado na produção de sabão, tintas e outros produtos que estimulam a sustentabilidade. (Com informações da Agência Sebrae)
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas