Programa Automatiza.MG recebe prêmio de inovação

Os resultados do projeto Automatiza.MG, da Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), deram ao governo do Estado o primeiro lugar no Prêmio Excelência em Competitividade, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O programa utiliza soluções tecnológicas e inteligência artificial para automatizar processos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21), em Brasília, durante o XII Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado (Consad).
A premiação tem como objetivo reconhecer iniciativas que promovam impacto positivo na vida dos cidadãos, com resultados comprovados por indicadores do prêmio. O Automatiza.MG traz maior eficiência ao trabalho dos servidores públicos ao automatizar processos administrativos, utilizando as últimas tendências de tecnologia aliadas à inteligência artificial.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, disse que ficou muito feliz e honrado em trazer a conquista deste prêmio de inovação com o Automatiza.MG para Minas Gerais. “A automatização de alguns processos permite que os nossos profissionais possam se dedicar a tarefas mais estratégicas, e não fiquem procurando dados dentro de alguma planilha ou em algum sistema, por exemplo. Então, é um avanço muito grande que, hoje, já serve de inspiração para outros estados”, considerou Zema.
O programa, desenvolvido e executado pela Seplag-MG, foi o mais bem avaliado e disputou o prêmio com outros 292 projetos desenvolvidos por governos estaduais de todo o País. Na fase final, o Automatiza.MG concorreu com outras cinco iniciativas, dos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Paraná.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Desde o início de suas atividades, no segundo semestre de 2023, a iniciativa já criou 46 robôs para serem usados pelos servidores, o que reduziu em mais de 1.300 horas mensais no tempo necessário para a realização de processos repetitivos que foram otimizados com o desenvolvimento do programa.
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Camila Neves, avaliou o Automatiza.MG como um projeto revolucionário. “O programa tem o objetivo de facilitar o trabalho do servidor público e ampliar a capacidade de entrega dos serviços públicos para o cidadão mineiro. Receber este prêmio com o Automatiza.MG é muito importante, porque demonstra a potência desse projeto e a possibilidade de o Governo de Minas servir de referência para a melhoria do serviço público em todo o país”, afirmou.
O projeto também atua na realização de capacitação dos servidores, sendo que, até o momento, 27 turmas foram treinadas em aulas presenciais. Já o curso virtual, conta com 1,3 mil alunos e, deles, 490 já concluíram a formação. Os participantes dos cursos atuam em órgãos e entidades da administração pública de Minas Gerais, de outros estados e municípios da federação, assim como no governo federal.
O XII Congresso Consad de Gestão Pública começou ontem e sua programação segue até amanhã (22). Realizado em Brasília, o evento está reunindo gestores públicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais de todo o país, com o objetivo de discutir as últimas tendências, desafios e soluções na gestão pública.
Ouça a rádio de Minas