Tecnologia

BH firma parceria com Google para projetos de IA, mobilidade e inclusão; veja o que está previsto

Prefeitura assina protocolo para uso de nuvem, inteligência artificial e dados do Waze em ações de trânsito, clima e inclusão social
BH firma parceria com Google para projetos de IA, mobilidade e inclusão; veja o que está previsto
Foto: Divulgação/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) firmou uma parceria com o Google Brasil para promover ações conjuntas em áreas estratégicas da Capital. Nessa segunda-feira (15), o prefeito Álvaro Damião (União) assinou um protocolo de intenções com a empresa, que prevê o uso de tecnologias de nuvem, inteligência artificial e ferramentas digitais para aprimorar políticas públicas voltadas à segurança, mobilidade urbana, sustentabilidade e resiliência climática.

Entre as iniciativas previstas, a cidade será pioneira mundial no teste de uma solução para otimização do trânsito por meio do Waze for Cities, que disponibiliza dados de tráfego em tempo real às autoridades locais.

“Não tem como pensar uma capital de estado como Belo Horizonte sem pensar em tecnologia e em resolver os problemas da cidade por meio dela. E não existe a possibilidade de pensar em tecnologia sem pensar no Google”, disse Damião.

A partir de agora, a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) e o Google vão definir prazos e metas para a implantação dos projetos.

Confira as principais ações da parceria

  • Otimização do trânsito (Waze for Cities): acesso gratuito a dados de tráfego em tempo real, visando maior eficiência da mobilidade urbana.
  • Inteligência artificial para sustentabilidade: identificação de áreas para instalação de painéis solares, previsão de inundações, rotas ecológicas para redução de emissões, otimização de semáforos, mapeamento da cobertura vegetal, detecção de incêndios florestais e incentivo ao uso de telhados reflexivos.
  • Explorador de insights ambientais: plataforma para medir emissões de carbono, estimar potencial de energia solar e apoiar a ação climática municipal.
  • Air View+: monitoramento da poluição do ar, tecnologia já em uso em cidades como Rio de Janeiro, Curitiba e Recife.
  • Inclusão social com Plus Codes: endereços digitais criados pelo Google para localidades sem ruas ou endereços formais, facilitando o acesso a serviços públicos.

Segundo a Prefeitura, a parceria reforça o compromisso de Belo Horizonte em adotar soluções inovadoras que melhorem a qualidade de vida da população e posicionem a cidade como referência em tecnologia urbana.

Com informações da PBH

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas