Novo Cadastro de Celulares com Restrição fecha cerco à venda de aparelho irregular; veja como consultar

O Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) acaba de criar o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR). O objetivo é reforçar a segurança dos consumidores na aquisição de aparelhos móveis, reunindo, em uma base única, dados sobre celulares com registro de roubo, furto ou extravio.
A nova ferramenta consolida informações provenientes de três bases distintas: do programa Celular Seguro, do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI), mantido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e da Base Nacional de Boletins de Ocorrência (BNBO). Com essa integração, qualquer cidadão poderá verificar, antes da compra, se o celular em questão possui alguma restrição.
A consulta está disponível gratuitamente por meio do aplicativo Celular Seguro, compatível com os sistemas Android e iOS. Para utilizar o serviço, basta inserir o número do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) ,código único de cada aparelho, composto por 15 dígitos. O aplicativo também permite a leitura do código de barras do IMEI diretamente pela câmera do celular.
Como realizar a consulta
- Baixe o app Celular Seguro (disponível para Android e iOS);
- Na tela inicial, selecione “Celulares com Restrição”;
- Digite o número do IMEI (composto por 15 números) ou use a câmera para ler o código de barras;
- Para visualizar o IMEI no celular a ser consultado, digite *#06# no teclado de chamadas.
- Se não houver nenhum impedimento, a tela confirmará que o aparelho está liberado para uso.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas