Capacitação em Inteligência Artificial dispara entre brasileiros, que miram o futuro do trabalho

A plataforma global de educação on-line Coursera divulgou seu Relatório Global de Habilidades 2025, destacando o Brasil como um dos países que mais cresce na capacitação em Inteligência Artificial (IA) generativa. Segundo o levantamento, as matrículas em cursos da área aumentaram 282% em relação ao ano anterior, taxa superior ao crescimento registrado na América do Norte (135%) e no mundo (195%).
Esse avanço posiciona o Brasil como o segundo colocado em maturidade em IA na América Latina, atrás apenas do México, de acordo com o novo Índice de Maturidade em IA da Coursera, refletindo o ritmo acelerado da transformação digital no País.
O relatório, baseado em dados de uma comunidade com mais de 170 milhões de alunos em mais de 100 países, mostra que os brasileiros vêm buscando uma combinação de habilidades técnicas, humanas e de liderança para se adaptarem às mudanças impostas pela digitalização e pela automação.
“O impulso do Brasil em IA e habilidades digitais é tão impressionante quanto encorajador. Um aumento de 282% nas matrículas em IA generativa mostra que os alunos não estão esperando pelo futuro do trabalho; eles estão moldando-o ativamente”, afirma o diretor da Coursera para a América Latina, Christian Hernández.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Apesar dos avanços, o Brasil ocupa a 63ª posição no ranking global de proficiência geral em habilidades e a 9ª colocação entre os países da América Latina. A análise mostra que os brasileiros apresentam 68% de proficiência em habilidades de negócios, 57% em tecnologia e 59% em ciência de dados.
Desafios persistem na capacitação de mulheres
Apesar do avanço, a desigualdade de gênero ainda é um obstáculo no campo da tecnologia. As mulheres representam apenas 25% das matrículas em cursos de capacitação de Inteligência Artificial generativa, embora correspondam à metade da base de estudantes da Coursera no País. Nos Certificados Profissionais – programas voltados à preparação para o mercado de trabalho –, a participação feminina também é limitada, representando apenas 18% das matrículas.
Segundo a pesquisa, as matrículas em cursos de inteligência artificial e aprendizado de máquina (machine learning) cresceram 199% no último ano, enquanto os cursos de cibersegurança registraram aumento de 111%. Habilidades comportamentais e humanas, essenciais para o bom profissional do futuro, também ganham destaque, com crescimento de 35% em pensamento criativo e de 26% em pensamento crítico.
Requalificação com Inteligência Artificial
O Brasil acompanha uma tendência global destacada pelo Fórum Econômico Mundial no Relatório sobre o Futuro do Trabalho: 91% das empresas brasileiras estão investindo em requalificação e atualização de suas equipes.
Quase 90% dos empregadores planejam expandir esses esforços nos próximos cinco anos, reforçando a importância de políticas públicas e iniciativas privadas que promovam caminhos acessíveis e inclusivos de capacitação digital.
“Estamos vendo uma forte colaboração entre setores, empresas requalificando suas equipes, educadores inovando em suas abordagens e indivíduos investindo em habilidades que realmente importam”, conclui Hernández.
Ouça a rádio de Minas