Mais 242 cidades de Minas Gerais podem receber o sinal 5G; saiba quais

O sinal de conexão 5G pode chegar a mais 242 municípios de Minas Gerais em breve. Isto porque, a partir do dia 5 de agosto, as operadoras brasileiras que realizaram a aquisição de lotes na faixa de 3,5 Gigahertz (GHz), estarão aprovadas para solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações deste tipo de conexão na faixa mencionada.
Atualmente, 457 cidades mineiras liberadas para usar a faixa 3,5GHz pelo 5G, enquanto 396 municípios estão com planejamento aprovado, conforme dados disponíveis na plataforma do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) na faixa de 3.625 a 3.700 MHz.
De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a instalação da conexão no Brasil está em um estágio positivo de progresso. “O sinal já está disponível em todas as capitais e a nossa missão é levá-lo até as pequenas cidades para que toda a população brasileira possa usufruir dos benefícios desse serviço”.
Ao todo, 506 cidades no Brasil estão presentes na lista divulgada pelo Ministério das Comunicações (MCom) nesta terça-feira (30), a partir da aprovação da Anatel.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Apesar da liberação nos municípios, é importante ressaltar que as redes não devem ser implementadas de imediato, uma vez que as operadoras prestadoras são responsáveis pela instalação nas regiões de acordo com seus planejamentos de trabalho.
Confira 10 cidades em Minas Gerais que poderão receber a rede 5G na faixa de 3,5 GHz
- Ponte Nova, na Zona da Mata;
- São Tomé das Letras, no Sul de Minas;
- Lajinha, na Zona da Mata;
- Itamarati de Minas, na Zona da Mata;
- Ipanema, no Vale do Rio Doce;
- Campos Gerais, no Sul mineiro;
- Aimorés, no Vale do Rio Doce;
- Lagoa dos Patos, no Norte do Estado;
- Monte Belo, no Sul de Minas;
- Santa Rita de Minas, no Vale do Rio Doce.
Para conferir o levantamento completo dos 242 municípios de Minas Gerais, acesse o site do Mcom.
Ouça a rádio de Minas