Tecnologia

Copasa Hub busca empresas para aprimorar tecnologia em saneamento

Companhia vai investir R$ 9,6 milhões nas propostas aprovadas
Copasa Hub busca empresas para aprimorar tecnologia em saneamento
Além de desenvolver soluções na área, Copasa Hub espera que tecnologia contribua com Marco Legal do Saneamento | Foto: Reprodução Adobe Stock

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) apresentou nesta terça-feira (25), em Belo Horizonte, o Copasa Hub, um programa que visa desenvolver soluções em tecnologia com foco em saneamento. A iniciativa, voltada para empresas do segmento de inovação, permite que sejam testadas soluções ao mesmo tempo em que se investe na melhoria da prestação de serviços.

Baseado em princípios da inovação aberta, o projeto visa reduzir perdas e obter melhorias na prestação de serviços da companhia. A abordagem, considerada pioneira dentro da Copasa, é caracterizada pela colaboração com parceiros externos, como as startups, que poderão se inscrever a partir de um edital para desenvolver projetos no hub.

Para o diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos da Copasa, Pablo Ferraço Andreão, a inovação aberta surge para somar esforços entre a Copasa e o que existe de mais inovador no mercado. “É um salto conceitual e comportamental, no qual lançamos desafios ao mercado, por exemplo, relacionados à redução de perdas e à melhoria da prestação de serviços”, destaca.

As empresas interessadas em participar do edital – que inclui qualquer pessoa jurídica de direito privado, brasileira ou estrangeira, isoladamente ou em consórcio – devem enviar as propostas entre os dias 26 de julho a 26 de agosto. Ao todo, serão investidos R$ 9,6 milhões nas propostas aprovadas.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Com o investimento, serão fornecidos recursos para desenvolvimento da proposta, além da possibilidade de implantação posterior da solução, por meio de contrato de fornecimento. A Copasa espera também que os projetos de tecnologia somem esforços às metas estabelecidas no Marco Legal do Saneamento, que beneficiará a população promovendo o acesso a serviços de água e esgoto nas cidades.

“Esperamos que esta seja a primeira de muitas parcerias com empresas inovadoras, promovendo a transformação interna por meio desse movimento, e, ao mesmo tempo, alavancando o ecossistema empreendedor e inovador”, ressalta a gerente da Unidade de Serviço de Desenvolvimento Tecnológico da Copasa, Karoline Tenório.

Companhia orientará empresas por meio de imersões

A seleção para compor o hub será via licitação, por meio do Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI). “Por meio desta modalidade especial de licitação, a Copasa testará, por um período, soluções (com foco em saneamento) ofertadas pelo mercado aderentes aos nossos desafios e adaptáveis ao nosso cenário”, detalha Karoline Tenório.

Durante o período de inscrições, a Copasa realizará imersões para esclarecimento de dúvidas sobre o processo de licitação, além de orientar os empresários da tecnologia acerca das propostas voltadas para o saneamento.

As imersões servirão para que os especialistas esclareçam nossos desafios para o mercado, a fim de contribuir para que as empresas façam suas propostas de maneira mais assertiva e alinhada as nossas necessidades”, finaliza a gerente.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas