Emccamp Residencial registra aumento de 20% nas vendas ao adotar Inteligência Artificial

A Emccamp Residencial, empresa especializada em construção civil com atuação em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, teve aumentos de mais de 30% na geração de leads e 20% nas vendas. O segredo para o resultado positivo está no uso da Inteligência Artificial (IA), utilizada na companhia para aprimorar o monitoramento e retenção do seu público-alvo em campanhas no Google e Meta.
A ferramenta é responsável por analisar um volume massivo de dados e, a partir deles, reconhecer padrões de comportamento do público, sendo capaz de realizar predições de tendências para o resultado das vendas e, assim, melhorar a efetividade das ações da empresa.
O uso da IA não é aplicado apenas na análise dos dados. A companhia também possui a Emy, uma assistente virtual criada para manter interações inteligentes com os clientes de acordo com as demandas dele.
“O cliente cita o bairro onde ele quer adquirir o imóvel e diz o que ele precisa em relação à área de lazer, quantos quartos ele quer, qual o tamanho do imóvel etc.”, diz a gerente de Marketing, Comunicação e Relacionamento da Emccamp, Renata Dias.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

Ela também explica que a ferramenta terá novas funcionalidades no setor de vendas para identificar, com ainda mais assertividade, as necessidades dos clientes. “A cada interação, a Emy tem ganhado mais aprendizado, tornando-se cada vez mais uma experiência de conversação semelhante à humana”, complementa.
Avanços tecnológicos na construtora
Apesar de a transformação digital ser um fenômeno em constante aplicação nas corporações, geralmente, este não é o primeiro investimento de uma empresa para otimizar suas operações. No entanto, os setores internos da Emccamp também já utilizam a IA para aprimorar sua produção e atendimento.
Segundo o gerente de Tecnologia da Informação (TI) da construtora, Cássio Fernando Lapertosa, a companhia usa o Microsoft Copilot nas áreas de TI, Marketing e Recursos Humanos como um assistente virtual para pagamentos e apresentações.
“Criamos um portal de compras que ampliou os nossos atendimentos e, ao invés de atuarmos como um call center comum com atendimento apenas por robôs, somos um canal de relacionamento com o cliente mais rápido e eficiente”, detalha Lapertosa.
“Com o uso da IA, houve uma redução de horas mensais em tarefas manuais, já que a tecnologia realiza a mitigação de erros e ajuda a otimizar todos os projetos do setor de TI que, atualmente, são mais de 40”, completa.
Ouça a rádio de Minas