População brasileira usa mais Inteligência Artificial do que países da Europa, mostra estudo

A popularização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) tem avançado rapidamente no Brasil. De acordo com um levantamento realizado pelo escritório especializado em Gestão, Oliver Wyman, 57% da população brasileira já utilizou ou utiliza a tecnologia.
Esse percentual faz com que o País fique à frente de territórios como a Espanha, com 46% de uso em IA, além da França e da Itália, com 43% e 42%, respectivamente.
Dentro do mercado nacional de trabalho, o levantamento aponta que a implementação de IA é mais comum nos seguintes setores:
- de tecnologia, sendo usada por 83% dos profissionais entrevistados;
- de mídia e entretenimento, usada por 81% da amostra;
- e de serviços financeiros, utilizada por 75% dos profissionais consultados.
Quando se trata do uso de IA no mercado financeiro, por exemplo, a tecnologia colabora para necessidades de reforço de segurança, como a biometria facial, e também na personalização de serviços bancários com os chatbots.
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Investimentos em chatbot devem chegar a US$ 72 bi até 2028
A consultoria Juniper Research, que atua analisa globalmente o setor de tecnologia móvel e digital, projeta que, até 2028, os investimentos globais em chatbots devem atingir um montante de US$ 72 bilhões.
Esse cenário de crescimento é refletido na disposição das empresas em investir ainda mais em IA, com 65% dos negócios ampliando seus orçamentos para essa tecnologia, de acordo com o estudo “Estudo Talent Trends 2024”, da Randstad, empresa de soluções em Recursos Humanos.
Nesse sentido, a mentalidade de inovação pode ser vista em iniciativas como a da Amazon, que anunciou no último ano um investimento de US$ 4 bilhões na startup Anthropic, visando fortalecer sua posição no mercado de IA.
Além dela, a Microsoft também revelou recentemente um plano de investimento de R$ 14,7 bilhões ao longo de três anos, focado em infraestrutura de nuvem e inteligência artificial para acelerar o desenvolvimento da inovação no Brasil. A empresa informa que oferecerá treinamento em larga escala para capacitar 5 milhões de pessoas.
Como implementar a inteligência artificial nas empresas?
Empresas que buscam aderir à IA em seus processos têm a opção de formar equipes internas ou partir para a terceirização de desenvolvimento de sistemas, delegando essa função a especialistas enquanto concentram seus recursos em iniciativas estratégicas.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por exemplo, indica que, para implementar a IA nos negócios, é necessário seguir três passos:
- desenvolver um planejamento, avaliando as atividades e os processos da empresa e identificando os pontos que podem ser aprimorados;
- realizar um mapeamento dos processos para entender as necessidades dos negócios, verificando quais setores se beneficiaram dos recursos de IA;
- preparar os dados para o treinamento dos modelos de redes neurais, que ensinam computadores a analisá-los de maneira semelhante ao funcionamento do cérebro humano.
O Sebrae aponta, ainda, que, para a tecnologia desempenhar sua função de forma eficiente, é necessário treinar os algoritmos com a análise de uma base de dados de alta qualidade, conforme os modelos neurais, com o intuito de identificar inconsistências.
Benefícios do uso de IA nos negócios
Entre os entrevistados pela pesquisa da Randstad, 33% apontaram que a implementação de IA tem como resultado o aprimoramento da eficiência e da consistência nos processos.
A tecnologia também possibilita a automatização do fluxo de trabalho, mencionada por 31% dos entrevistados, visto que a redução de tarefas repetitivas permite disponibilizar mais tempo para atividades estratégicas.
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Além disso, os entrevistados indicaram benefícios como:
- a identificação de funcionários com habilidades específicas (30%), que pode acontecer a partir do uso de algoritmos para mapear talentos;
- o direcionamento dos colaboradores para projetos estratégicos (30%);
- e o aumento da capacidade de expansão dos negócios (30%).
O Sebrae também destaca que a empresa que utiliza a IA a seu favor pode usufruir do crescimento da produtividade, aumentar a satisfação das demandas do seu público, diminuir os esforços para conquistar metas e obter maior lucratividade.
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