Tecnologia

Saiba qual a diferença entre assinaturas digital e eletrônica, e veja 5 dicas para evitar fraudes

Apesar de oferecer vantagens ao usuário, o método tem sido alvo constante de tentativas de fraudes
Atualizado em 4 de abril de 2024 • 12:22
Saiba qual a diferença entre assinaturas digital e eletrônica, e veja 5 dicas para evitar fraudes
Crédito: Adobe Stock

As assinaturas por meios digitais têm se tornado populares entre os brasileiros que, em busca de agilidade, preferem essa forma de firmar contratos. O modelo chega ao número de 2 milhões de assinaturas por mês no País, conforme mostra levantamento da ZapSign, startup de assinatura de documentos por meios digitais. Mas apesar de oferecer vantagens ao usuário, o método tem sido alvo constante de tentativas de fraudes.

Para manter a integridade e a autenticidade dos documentos, a assinatura digital utiliza a criptografia assimétrica. Ela também, vincula de forma única, o signatário, ou seja, aquele que assina. Além disso, requer um certificado digital emitido por uma autoridade reconhecida. 

Tudo isso difere esse tipo de assinatura digital da assinatura eletrônica, que é qualquer marca ou sinal eletrônico que uma pessoa utiliza para indicar sua aprovação ou consentimento em um documento.

Contrato em uma mesa, com uma pessoa apoiando o celular por cima. Na tela existe um contrato sendo assinado./ fraudes assinaturas digitais
A assinatura eletrônica, diferentemente da digital, que utiliza criptografia, aceita o nome digitado, um clique em um botão de aceite ou uma imagem de assinatura manuscrita | Crédito: Adobe Stock

O fundador e CEO ZapSign, Getúlio Santos, considera que, apesar de assinaturas digitais oferecerem mais segurança, é importante que cidadãos comuns e empresas tomem medidas efetivas contra golpes, pois apesar de prático, o método exige atenção.

“A falsificação de assinaturas e a manipulação de documentos são reais e podem ter consequências graves, podendo levar a perdas financeiras significativas e gerar dano à reputação de uma empresa. Por isso, é importante se atentar às certificações de segurança das plataformas e conferir se elas oferecem medidas de proteção como a autenticação multifator e a criptografia de dados”, explica.

Veja 5 dicas do especialista para evitar fraudes nas assinaturas:

  1. Verifique a identidade do signatário

Utilize plataformas que verificam a identidade do signatário por meio de autenticação multifator, como bancos ou empresas com certificações ICP-Brasil. Neste caso, a forma de validação varia, podendo ocorrer por meio de SMS, biometria, tokens ou até mesmo senhas e PINs pré-definidos. Confirme, ainda, se os dados coincidem com os documentos oficiais.

  1. Segurança do documento

Confira se a plataforma utiliza criptografia para proteger a assinatura e o conteúdo do documento contra adulterações. Utilize soluções que registram todas as modificações feitas no arquivo, garantindo a sua rastreabilidade e integridade. Além disso, armazene os papéis assinados em plataformas seguras, que realizam backups regulares.‌

  1. Utilize ferramentas de segurança

Use tokens virtuais para gerar senhas únicas e temporárias para assinatura de documentos. Utilize também plataformas que ofereçam autenticação biométrica, como reconhecimento facial ou digital, para aumentar a segurança da assinatura. Além disso, escolha plataformas que possuem certificados de segurança como ISO27000, e outras certificações de proteção aos dados.

  1. Atenção aos detalhes

Não clique em links ou abra anexos de remetentes desconhecidos. Verifique também se a URL da plataforma de assinatura é legítima antes de inserir seus dados. Geralmente, sites seguros levam o protocolo HTTPS antes do link, o que assegura que esse servidor protege os dados por meio de criptografia. É importante sempre ver se o destinatário do documento é realmente quem você espera.

  1. Mantenha seu dispositivo atualizado

Mantenha seu computador protegido com softwares atualizados (antivírus e antispyware). Além disso, crie senhas fortes e exclusivas, preferencialmente, diferentes para cada conta, e altere-as periodicamente.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas