Falha na Cloudflare trava serviços do ChatGPT, X e Amazon e revela vulnerabilidade no setor
Nesta terça-feira (18), muita gente encontrou dificuldades ao utilizar algumas plataformas on-line. Isso porque a Cloudflare, empresa que fornece infraestrutura para plataformas como Amazon, X, ChatGPT, entre outras, apresentou problemas nesta manhã.
A falha foi registrada pelo site Downdetector, que revelou um impacto generalizado em plataformas que precisam de internet e de serviços de nuvem para funcionar. Usuários da rede social ‘X’ denunciaram que a plataforma não estava carregando corretamente e disseram que, sempre que tentavam carregar a página, encontravam uma mensagem de erro.
No ChatGPT da OpenAI, os usuários também receberam a mensagem de que não era possível carregar as informações. Os usuários da Amazon Web Services (AWS) também comentaram que o desempenho dos aplicativos e softwares estava lento, prejudicando a rotina de trabalho.
Com o cenário on-line instável, o centro do debate nas redes sociais se voltou à dependência da sociedade atual em relação a empresas de infraestrutura de nuvem e de plataformas que necessitam de rede. O professor da Fundação Dom Cabral e da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e especialista em inteligência artificial, Alysson Lisboa, aponta que, atualmente, a infraestrutura para internet é um ponto de atenção e necessidade de investimento de grandes empresas de tecnologias mundiais.
“Há uma corrida para criação e ampliação de data centers no mundo inteiro. Empresas como Google, Microsoft e Amazon estão investindo bilhões de dólares em infraestrutura. A própria OpenAI está trabalhando nessa frente. No entanto, o uso de inteligência artificial vem crescendo numa escala muito maior do que a própria capacidade de conseguirmos construir infraestrutura”, comenta.
Para ele, apesar do cenário crítico, é possível que o uso de dados chegue a um equilíbrio entre quantidade de infraestrutura de armazenamento e consumo de informações: “Acredito que vai chegar um momento em que haverá uma infraestrutura suficiente para suportar tudo isso”.
Lisboa observa que, como cada vez mais as empresas estão dependentes de infraestrutura de internet, hoje, fazer o caminho reverso e implantar data centers próprios custaria muito caro.
“A alternativa seria fazer o retorno dos dados para dentro das empresas. Mas o custo de implantação, como atualização de servidores e desenvolvimento de uma infraestrutura, é muito caro. Para isso, essas empresas já contratam os data centers com uma redundância e garantias de segurança, estabilidade e de permanência ativa”, comenta.
O que diz a Cloudflare?
Responsável pela instabilidade, a Cloudflare informou que no fim da manhã desta terça-feira (18) já havia implantado uma solução para resolver o incidente. “Acreditamos que está resolvido e continuamos a monitorar erros para garantir que todos os serviços voltem ao normal”, disse, em nota publicada às 11h42.
Antes, às 11h34, a empresa disse ter restaurado painéis de controle enquanto trabalhava no impacto amplo de aplicações de serviços. Mais cedo, a Cloudflare chegou a desativar temporariamente o WARP – serviço que funciona como espécie de “túnel seguro” para privacidade na navegação – na região de Londres.
A ação da Cloudflare chegou a cair cerca de 7% na abertura das bolsas de Nova York, mas reduziu as perdas a 2,8% por volta de 12 horas (de Brasília).
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