Geração Z vira alvo de cibercriminosos; saiba como se proteger

Apesar de ter crescido conectada ao mundo digital, a geração Z tem se tornado alvo de cibercriminosos para aplicação de golpes e disseminação de malware. Entre os hábitos mais explorados estão: “o medo de perder algo” (FOMO, do inglês fear of missing out), o consumo nostálgico de cultura dos anos 2000 e o uso intenso de aplicativos de saúde mental.
“As tendências podem evoluir rapidamente, mas as ciberameaças permanecem constantes. Quer seja aproveitando a paixão da Geração Z pelas compras on-line, explorando a urgência criada pelo FOMO ou visando a crescente utilização de aplicativos de saúde mental, os cibercriminosos são rápidos para transformar comportamentos populares em oportunidades de phishing, golpes e violações de dados”, destaca o diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina, Fabio Assolini.
Para manter a segurança no mundo digital, a Kaspersky, empresa especializada em cibersegurança, listou as seguintes dicas:
Pense antes de publicar
Não compartilhe fotografias que revelem a sua casa, a sua rotina ou os seus detalhes pessoais que possam ser utilizados na recuperação de senhas.
Não caia em ofertas urgentes
Verifique descontos, pré-vendas ou links de ingressos apenas através de sites oficiais. Evite ofertas que pareçam “boas demais para serem verdade”.
Verifique sempre cuidadosamente os URLs dos sites
Os cibercriminosos tendem a imitar os nomes de marcas ou a utilizar domínios falsos.
Cuidado com os aplicativos de saúde mental
Essas plataformas armazenam dados sensíveis, por isso é importante escolher serviços com políticas de privacidade fortes e não compartilhar informações pessoais.
Invista em segurança
Utilize uma solução de segurança confiável para detectar anexos maliciosos que possam comprometer os seus dados. Com o uso de uma VPN, por exemplo, você também pode ajudar a proteger seu endereço IP e evitar vazamento de dados.
“A cibersegurança não é apenas uma questão de responder a ameaças, é uma questão de se capacitar para navegar no mundo digital com confiança e segurança”, acrescenta Assolini.
Colaborador
Ouça a rádio de Minas