Tecnologia

Gestor de Inteligência Artificial: saiba como se tornar um profissional ‘do futuro’ no Brasil

Relatório do Fórum Econômico Mundial indica que até o fim deste ano o mercado de trabalho global precisará de 97 milhões de novos empregos relacionados à IA
Gestor de Inteligência Artificial: saiba como se tornar um profissional ‘do futuro’ no Brasil
Crédito: Reprodução Pexels

Com o avanço da Inteligência Artificial (IA) no Brasil, o cargo de Gestor de Inteligência Artificial chega ao mercado nacional com a missão de conectar a tecnologia aos negócios, ajudando a transformar inovações futurísticas em realidade. 

A profissão teve origem nos Estados Unidos, impulsionada pelo crescimento acelerado da IA em grandes corporações de tecnologia, como Google, Microsoft e Amazon. Um relatório do Fórum Econômico Mundial indica que, até o fim de 2025, o mercado de trabalho global precisará de 97 milhões de novos empregos relacionados à IA.

“Este profissional é o responsável por transformar as ferramentas de IA em soluções práticas, conectando a tecnologia com o cliente de maneira a gerar resultados concretos. E, claro, esse profissional também estará sempre de olho no que acontece no mercado global para garantir que a empresa não fique para trás”, explica o CIO do IRRAH, Mateus Miranda, grupo de tecnologia especializado em soluções para o setor varejista. 

O que você precisa saber para se tornar um Gestor de IA

Para quem deseja aproveitar o aumento da demanda por profissionais especializados em IA e se tornar um gestor, veja quais são os conhecimentos necessários para a função.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Machine Learning (Aprendizado de máquina) 

Algoritmos permitem que sistemas aprendam e melhorem com base em dados, sem serem explicitamente programados para isso. O aprendizado de máquina é usado em recomendações de produtos, análise preditiva e automação de processos.

Chatbots e assistentes virtuais

São ferramentas baseadas em IA para atendimento ao cliente, capazes de responder automaticamente a perguntas e resolver problemas sem a necessidade de intervenção humana, como os assistentes no WhatsApp ou plataformas de e-commerce.

Análise preditiva

Utiliza algoritmos de IA para prever tendências futuras com base em dados históricos. Isso ajuda empresas a tomarem decisões mais informadas sobre estoques, campanhas de marketing e comportamento do consumidor.

Processamento de linguagem natural (NLP)

Tecnologias que permitem que as máquinas compreendam, interpretem e respondam à linguagem humana de forma natural. São usadas em ferramentas de tradução automática, assistentes virtuais e análise de sentimentos.

Visão Computacional

Tecnologias que permitem que os computadores “vejam” e interpretem o mundo ao seu redor, processando imagens ou vídeos. Essa tecnologia pode ser aplicada em sistemas de segurança, automação de armazéns, reconhecimento facial, entre outros.

Automação de Processos Robóticos (RPA)

Softwares de IA que automatizam tarefas repetitivas e baseadas em regras, liberando os colaboradores para atividades de maior valor agregado. Essa tecnologia é amplamente utilizada em setores financeiros, de RH e de atendimento ao cliente.

IoT (Internet das Coisas)

Conecta dispositivos à internet para coletar dados em tempo real, oferecendo insights para otimizar operações em tempo real, como na logística ou no monitoramento de inventários.

Recomendações personalizadas

Algoritmos de IA que analisam os dados de navegação e compras dos usuários para oferecer recomendações de produtos ou serviços personalizados, como visto em plataformas de streaming e lojas on-line.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas