Google lança integração de Pix ao Lens e novos controles parentais no Android; entenda

Durante o evento de comemoração dos 20 anos do Google no Brasil, realizado nesta quarta-feira (20) em Belo Horizonte, a empresa anunciou uma série de novas ferramentas voltadas à experiência do usuário. Entre os destaques estão a integração do Pix com o Google Lens e o recurso Circule para Pesquisar, além de novas opções de controle parental no Android. Todas as soluções foram desenvolvidas por engenheiros brasileiros e já estão disponíveis no País.
Pix direto pela câmera do celular
A principal novidade anunciada é a possibilidade de usar a câmera do Google Lens para identificar chaves Pix, como QR Codes, e concluir pagamentos rapidamente pela Carteira do Google. A função também funciona com o Circule para Pesquisar: o usuário pode circular na tela qualquer chave Pix como CPF, e-mail ou telefone, e será direcionado diretamente para finalizar a transação no app da carteira.
Com a nova funcionalidade, não é mais necessário alternar entre aplicativos de banco e câmera nem fazer logins complicados. Basta apontar a câmera ou circular a chave na tela e seguir para o pagamento.
“As duas ações levam a uma conclusão de pagamento rápida e segura na Carteira do Google, reduzindo atritos e tornando o processo mais tranquilo. Ao aproveitar a escala massiva do Google Lens, usado em mais de 20 bilhões de buscas visuais por mês, estamos simplificando uma transação diária de alta frequência para milhões de brasileiros”, afirma o diretor sênior de engenharia e líder de Busca Multimodal do Google no Brasil, Hugo Santana.
Controles parentais mais acessíveis no Android
Outra novidade apresentada é a integração de recursos do Family Link, ferramenta de controle parental do Google, diretamente nas configurações dos aparelhos Android. Com a nova função Controles Parentais, os pais e responsáveis conseguem gerenciar o uso do celular pelas crianças de forma mais simples, sem precisar criar contas de e-mail.
A nova seção pode ser acessada com um código PIN de fácil configuração e reúne tanto os controles do dispositivo quanto as funções do Google Family Link. Entre os recursos disponíveis, estão:
- Definir limites de tempo de tela;
- Estabelecer horários de inatividade, como hora de dormir;
- Criar limites de uso para aplicativos específicos ou até bloqueá-los;
- Filtrar conteúdos adultos em navegadores como o Chrome e na Busca do Google.
“Entendemos que o ecossistema digital está em constante evolução e acreditamos que, ao criar experiências responsáveis, respeitosas e empoderadoras, reforçamos nosso compromisso em preparar a todos, incluindo os jovens, para o futuro da tecnologia”, afirma a líder de engenharia para Android e Kids & Family do Google no Brasil, Luciana Maroun.
A novidade já está disponível em versão beta para dispositivos com o Android 16.
Ouça a rádio de Minas