Generativa: IA que cria soluções quer revolucionar mercado digital, adianta Hotmart
Mais do que “só” responder uma pergunta, a Inteligência Artificial (IA), agora, está focada em criar. Chamada de IA generativa, ela é tendência para os próximos anos na análise da Hotmart, empresa global fundada em Minas Gerais que oferta o maior ecossistema de ferramentas para o empreendedorismo digital na América Latina e que realiza a 10ª edição do festival Hotmart FIRE em Belo Horizonte nesta quinta (28), sexta (29) e sábado (30). O evento tem extensa programação para discutir temas do setor, como a IA.
Como explica o gerente de Produtos de Dados da Hotmart, Bruno Andrade, diferentemente da IA tradicional, que analisa informações, a IA generativa parte dos recursos existentes para gerar algo novo. Um exemplo é o atendimento automático ao cliente via chatbot, que recomenda produtos com base na necessidade do usuário e prevê a demanda futura do consumidor a partir do histórico de compras.
O resultado para empreendedores individuais, Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e grandes negócios, é ganho de tempo, redução de custos e melhoria da experiência do cliente, segundo a Hotmart.
“É inevitável não falar da IA generativa. É uma grande aposta no mundo inteiro e em todos os mercados na atualidade. A Hotmart, como empresa muito inovadora, acredita e aposta nisso. Então, hoje a principal tendência é utilizar, fortalecer e potencializar o negócio de empreendedores utilizando IA generativa”, afirmou Andrade.
O tema é tão importante que, segundo a empresa, dos 1700 colaboradores da Hotmart, 700 estão focados exclusivamente em pensar soluções de tecnologia, incluindo a inteligência artificial.
Todo negócio pode obter vantagens com a IA
Entre as aplicações da ferramenta, o especialista destaca uma das principais, que é a otimização da gestão. “Atualmente um empreendedor, principalmente o pequeno, se divide para dar conta de tudo: ele cuida do financeiro, do marketing, etc. A Hotmart entende que esse empreendedor precisa focar no que ele faz melhor enquanto a IA entra para potencializar tarefas repetitivas, por exemplo, permitindo que a escala aconteça e resultando em mais produtividade”, declarou Bruno Andrade.
De acordo com ele, a IA generativa pode ser utilizada, direta ou indiretamente, em todo tipo de negócio, independentemente do setor ou do tamanho do negócio. “Hoje vemos uma diversidade de negócios dentro da Hotmart que faz com que a gente acredite que todo negócio, mesmo que seja de natureza física, pode tirar proveito se estender e inovar junto com o digital”, disse.

Como a IA generativa funciona?
- A IA generativa analisa grandes quantidades de dados e aprende com eles;
- Em seguida, ela consegue gerar conteúdos originais a partir daquele material inicial;
- Para tanto, ela trabalha em modelos avançados de inteligência artificial.
Como resultado, a IA generativa pode criar:
- Textos: artigos, postagens para redes sociais, roteiros de vídeo, contratos, propostas comerciais e orçamentos;
- Imagens estáticas e vídeos: ilustrações, anúncios publicitários, clipes, animações, logotipos e fotografias simuladas;
- Áudio: trilhas sonoras, vozes sintéticas e dublagens;
- Códigos: gera programas de computador ou criar automações para tarefas repetitivas.
Hotmart oferece soluções para empreendedores
A Hotmart nasceu em 2011 em Minas Gerais, criada por João Pedro Resende e Mateus Bicalho. A empresa é um ecossistema de soluções para o empreendedorismo digital, como explica o gerente de Produtos de Dados da Hotmart, Bruno Andrade.
“A Hotmart é uma plataforma que ajuda as pessoas a tirarem o negócio do papel de ponta a ponta. Hoje uma pessoa que quer entrar para o mercado digital vai precisar de uma série de ferramentas. Então, a Hotmart é um ecossistema que ajuda as pessoas a criarem produtos digitais, colocar esse negócio de pé, vender e distribuir esse conteúdo”, reforça.

Hotmart realiza FIRE, festival de empreendedorismo digital no Expominas
Iniciado nesta quinta-feira (28), com programação extensa que segue até sábado (30), o FIRE é um festival focado em marketing e empreendedorismo digital, economia de criadores de conteúdo (creator economy) e outros temas relacionados à inovação e negócios digitais. O objetivo, segundo a Hotmart, é lançar tendências, fechar parcerias e gerar negócios milionários.
De acordo com os organizadores, são mais de 100 horas de conteúdo em atividades distribuídas por palcos simultâneos com os seguintes temas:
- Marketing e Estratégia Digital;
- Criação, Conteúdo e Influência;
- Gestão de Negócios e Pessoas;
- Desenvolvimento Pessoal;
- Inovação e Tendências;
- Gestão de Mídias e Redes Sociais;
- Introdução ao Marketing Digital;
- Crescimento e Expansão;
- Empreendedorismo.
O evento está na 10ª edição, com 60 mil participantes nesta década de atuação. Somente em 2024 foram cerca de 8 mil pessoas nas palestras, que contaram com nomes como Ryan Holiday, Malu Borges, Wendell Carvalho e Neil Patel.
A programação deste ano inclui Scott Galloway, professor de marketing da NYU; Lázaro Ramos, artista multifacetado; e especialistas como Erico Rocha, Leandro Ladeira, Priscila Zillo Sobral, Pedro Sobral e Bárbara Bruna, que abordarão temas como gestão de negócios e criação de conteúdo.
A programação completa do evento pode ser vista no site do festival.
Ouça a rádio de Minas